Histórico

A meditação é uma prática muito antiga, com origem nas tradições orientais, estando especialmente relacionada às filosofias da yoga e do budismo. Ao que parece, vêm da China e da Índia os mais antigos relatos sobre meditação, datando de cerca 1.500 a.C. na filosofia Vedanta do hinduísmo, e em torno de 500-600 a.C. com os taoístas na China . Em 500 a.C. o budismo começa seu legado através dos ensinamentos deixados por Sidharta Gautama, o Buda. Naquela época, existia a famosa Rota da Seda, onde aproveitavam-se as viagens comerciais também para a difusão dos pensamentos e técnicas de cada local, possibilitando a introdução da meditação em outros países orientais. O monge Bodhidharma (século 5 d.C.) é tradicionalmente considerado o transmissor do conceito de Zen para a China. No entanto, a primeira “escola original” no leste da Ásia foi fundada por seu contemporâneo Zhiyi no século 6, na China central. Zhiyi conseguiu organizar sistematicamente os vários ensinamentos que haviam sido importados da Índia.

Com o crescimento do budismo japonês a partir do século 8, práticas meditativas foram trazidos para serem desenvolvidas no Japão. O budismo chinês influenciou o japonês e em 653 o monge japonês Dosho abriu o primeiro espaço para fazer meditação no Japão. Em 1227, depois de retornar da China, Dogen funda a escola Soto Zen dando as primeiras instruções para a zazen ou meditação sentada. No Oriente Médio, no século 8-9, a prática islâmica de meditação (Dhikr) envolvia-se na repeticão dos 99 nomes de Deus no Alcorão, sendo que, no século 12, a prática do sufismo passou a incluir técnicas meditativas específicas e seus seguidores praticavam o controle da respiração e a repetição de palavras sagradas.

Explore

Saulo Fong explica o que é meditação

Saulo Fong explica o que é meditação

O que é meditação vipassana?

O que é meditação vipassana?

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Saulo Fong: o que é meditação

Saulo Fong: o que é meditação
Palestras e Entrevistas

Conheça a história de Daniel Calmanowitz

Conheça a história de Daniel Calmanowitz
Palestras e Entrevistas

Fernando Bignardi: meditação e disciplina

Fernando Bignardi: meditação e disciplina

Para pensar

Um cristão que pratica meditação budista pode ter conflito de crenças?

Em geral as meditações budistas trazem rituais e verbalizações típicas desta religião ou filosofia, caso consiga manter distância dos rituais e não se importar  a prática pura e simples da medi...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema