fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Meditação » Mindfulness »

Mindfulness

Dicas para quem está iniciando na meditação

O caminho para quem está iniciando na meditação às vezes parece difícil. Posições complexas, aulas, estrutura: como é mesmo que se dá os primeiros passos na prática? Pode parecer inacreditável, mas nem tudo é tão complexo.   A meditação é uma prática milenar e que combina benefícios à saúde física e mental. Graças a ela, […]
Equipe Namu
03/05/21
O caminho para quem está iniciando na meditação às vezes parece difícil. Posições complexas, aulas, estrutura: como é mesmo que se dá os primeiros passos na prática? Pode parecer inacreditável, mas nem tudo é tão complexo.   A meditação é uma prática milenar e que combina benefícios à saúde física e mental. Graças a ela, é possível equilibrar a saúde e o bem-estar, reduzindo o estresse e controlando a ansiedade. A prática também fortalece o sistema imunológico.   Mas como iniciar na meditação? Hoje em dia, há uma série de possibilidades, até mesmo para quem não possui tanto dinheiro para investir. De fato, aulas em estúdios podem ser caras, mas há formas de fazer meditação em casa e gastando pouco.   Qualquer pessoa pode começar? Felizmente, a resposta é positiva. É claro que algumas dicas ajudam quem está iniciando na meditação, especialmente para praticar em casa. A meditação é uma ótima forma de começar uma nova fase na sua vida. Anote as dicas e confira tudo neste artigo!

1. Crie uma rotina

Se você vai meditar de manhã ao acordar ou antes de dormir, pouco importa. Na verdade, não existe um padrão perfeito: o importante é virar rotina. Uma dica interessante é testar diferentes horários no dia para ver qual você se adapta melhor.   Algumas pessoas preferem meditar antes de começar as tarefas do dia, o que é bem aconselhável. Quem possui problemas de insônia opta por fazer antes de dormir, pois ajuda a relaxar.   Encontrar a sua rotina é ótimo porque você começa a sentir falta disso quando deixa de praticar. Para quem está iniciando na meditação, pode ser difícil seguir com a disciplina, mas depois das primeiras semanas se torna mais natural.

2. Iniciando na meditação? Então escolha um ambiente tranquilo para a prática

É claro que você pode meditar em qualquer lugar e a qualquer hora. Contudo, uma dica para quem está iniciando na meditação é criar um ambiente tranquilo. Isso ajuda a se concentrar na prática sem distrações.   Às vezes, o “ambiente perfeito” é um canto na sua casa com boa iluminação, pouco barulho e um incenso ligado. Outras pessoas preferem meditar em parques, na praia ou até mesmo na cama antes de dormir.   O importante é que você se sinta confortável no lugar que escolher. Quanto ao resto, serão detalhes!

3. Comece aos poucos

Talvez você conheça alguém experiente que consegue meditar por 40 minutos. Sem dúvidas, esse tempo é incrível, mas você precisa começar assim? Não!   Quem está iniciando na meditação pode ir aos poucos. O mais importante é se habituar a praticar durante a rotina para então aumentar o seu tempo gradativamente. Lembre-se: meditação é qualidade, não quantidade.   Comece com dez minutos por dia. Quando perceber sua evolução, aumente aos poucos para 15, 20, 30 minutos, ou o quanto se sentir confortável. Procure respeitar sua evolução, pois reservar 40 minutos por dia sem a concentração certa é perda de tempo.

4. Mantenha o foco na respiração

O segredo para quem está iniciando na meditação e toda a base da prática está na respiração. Ela é a conexão entre a parte interna e externa do nosso corpo, por isso é muito importante prestar atenção aos movimentos certos e começar lentamente.   A respiração também nos exige foco. Quando você está focado na forma como respira, não deve pensar em mais nada. Ou seja, os sons e pensamentos externos não importam nessa hora, pois é a respiração quem irá ditar o momento.   É importante manter a respiração pelas narinas e fazer uma contagem. Você deve inspirar lentamente e expirar também lentamente, mas um pouco mais longo. Aos poucos, você vai perceber que isso melhora a forma como respira.

5. Sinta o seu corpo

Conforme você leu acima, a meditação é sobre se conectar mais com o seu corpo e mente. Para isso, então, é claro que sentir cada parte do seu corpo é importante durante a meditação.   Uma boa forma de fazer isso quando se está iniciando na meditação é procurar concentrar a mente no corpo. Aos poucos, junto com a respiração, vá tocando os pés, pernas e subindo. Faça movimentos leves até chegar na cabeça. Esse contato ajuda a diminuir o estresse e estimula a circulação sanguínea.

6. Fazer aulas online também é uma ótima dica para quem está iniciando na meditação

Se um dos seus problemas é não ter tempo ou dinheiro para investir e começar a meditar, saiba que você não precisa de muito. Atualmente, é possível aprender online com instrutores que ensinam toda a base da meditação para você praticar em casa.   As aulas online da Namu são um exemplo disso. Além de poder acessar de qualquer lugar, inclusive pelo super app Namu, os vídeos são didáticos e ajudam você a sair do zero. Sem dúvida, ter uma instrução é fundamental para quem está iniciando na meditação.   No caso da Namu, por exemplo, as aulas são focadas na técnica de mindfulness, que estimula você a aproveitar o momento presente. Em uma tradução literal, mindfulness significa "atenção plena", que é justamente a ideia da meditação. Mas há também a meditação guiada, prática que conta com um guia para que você possa alcançar a concentração.

O mindfulness pode ser uma das formas de começar a meditar. Fonte: Pixabay

 

O importante é começar!

  Se você está iniciando na meditação, lembre-se de que os primeiros passos são mais importantes. Comece com o auxílio de instrutores através de aulas online e vá melhorando na prática. Aos poucos, e investindo quase nada, você poderá perceber a mudança na saúde física e mental.   E o melhor de tudo é que a meditação é para qualquer idade. A prática ajuda a melhorar a concentração das crianças e também traz mais tranquilidade aos idosos. Ou seja, se você ainda não iniciou na meditação, não existe desculpa!   Leia os artigos do Portal Namu para saber mais sobre meditação e aproveite uma aula gratuita para começar a sua mudança!



Recomendados
Mindfulness

A anatomia da meditação para o sucesso

Movimentos, concentração, respiração: há uma ve...

Meditação

Como o mindfulness pode mudar a sua vida?

O mindfulness é uma prática que une técnicas da...