fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Gerais » Massoterapia

Gerais

Os 5 hábitos que ajudam no bem-estar durante a pandemia

Uma das principais preocupações para muitas pessoas foi como manter o bem-estar durante a pandemia. Dados apontam que investir em uma alimentação saudável foi um dos principais recursos adotados pelos brasileiros, até mesmo porque adotar uma alimentação rica em nutrientes fortalece o sistema imunológico, diminuindo os riscos de infecção pelo coronavírus.   Mas é claro […]
Equipe Namu
17/03/21
Uma das principais preocupações para muitas pessoas foi como manter o bem-estar durante a pandemia. Dados apontam que investir em uma alimentação saudável foi um dos principais recursos adotados pelos brasileiros, até mesmo porque adotar uma alimentação rica em nutrientes fortalece o sistema imunológico, diminuindo os riscos de infecção pelo coronavírus.   Mas é claro que outras práticas também ajudam a manter o bem-estar na pandemia e inclusive você pode realizá-las por meio de aulas online, entre as opções, que tal apostar em yoga, meditação, pilates e aulas fitness? Embora o mais difícil seja começar, depois de algumas semanas você já se adapta a essa nova rotina de autocuidado e  a leva para o restante da vida.   Confira a seguir os 5 hábitos que te ajudam a ter saúde, disposição e enfrentar os desafios impostos pela pandemia da COVID-19!  

1. Mude seus hábitos alimentares

Passar mais tempo em casa fez com que muitas pessoas começassem a cozinhar mais, isso é bom à medida que diminui o consumo de alimentos industrializados, contudo, é importante conhecer os nutrientes certos na hora de comer.   Priorizar alimentos feitos em casa e frescos é sempre mais indicado para a saúde, porém, não adianta passar o dia inteiro cozinhando refeições pobres em nutrientes, por isso, uma medida de bem-estar durante a pandemia é se relacionar melhor com a alimentação.   Uma dica é fazer cursos para aprender mais sobre alimentação saudável. Quem possui alguma restrição alimentar, como lactose ou glúten, pode se beneficiar dos conteúdos. É uma ótima opção também para iniciar uma alimentação vegetariana.   Quem tem a rotina de atleta também pode se dedicar mais a cursos de cardápio equilibrado. E se você vai retomar depois a vida de trabalhar fora de casa, que tal aprender sobre marmitas saudáveis? Tudo isso são possibilidades para melhorar o seu bem-estar durante a pandemia.   A alimentação fortalece a saúde física, em primeiro lugar, mas também a saúde mental, por isso, cuidar do que você come é outra forma de viver melhor também com a sua mente.  

2. Pratique meditação

Além da alimentação, outra forma de priorizar o bem-estar durante a pandemia é através da meditação. A prática tem uma série de benefícios para a saúde:  
  • Combate a enxaqueca;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Aumenta a capacidade de foco;
  • Alivia o estresse;
  • Promove o bem-estar mental.
  Uma das modalidades de meditação mais conhecidas atualmente é o mindfulness, a meditação em movimento também pode ser aprendida online, desde que você tenha disposição e vontade, além de um ambiente apropriado.   O ideal é criar um clima tranquilo para a prática, o mindfulness é um convite para desacelerar e aproveitar o momento presente, por isso, tenha persistência para aprender e se dedicar.

3. Pratique pilates

O bem-estar durante a pandemia também depende de mexer o seu corpo. E como ir para academias não é o mais indicado agora, que tal praticar algo em casa? O pilates ajuda principalmente porque pode ser realizado em casa e depende de poucos acessórios.   Uma das vantagens é que você pode adaptar os móveis e espaços de casa. A prática também pode ser feita online, especialmente para iniciantes. O pilates tradicional e o pilates terapêutico também são boas opções, conforme o seu objetivo.   Além de ajudar no bem-estar durante a pandemia, o pilates também se destaca na qualidade de vida. E há outro diferencial: pode ser praticado por todas as idades. Por isso, é ótimo tanto para quem está se recuperando de lesões quanto idosos e gestantes, além daqueles que desejam aumentar a flexibilidade.

4. Conheça o yoga

Quem nunca praticou yoga deve ficar com medo dos movimentos da prática, mas, assim, como o pilates, também pode ser praticado por todos. A prática milenar é uma das melhores dicas para manter o bem-estar durante a pandemia. A atividade impacta significativamente na sua qualidade de vida:  
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Fortalece os músculos;
  • Melhor a postura;
  • Trata dores articulares;
  • Ativa a circulação sanguínea;
  • Ajuda no controle do estresse.
  É possível aprender yoga online através de várias aulas. Para quem está iniciando, não precisa ter medo: o yoga para iniciantes ensina as técnicas básicas. Há também vários tipos de yoga, como a hatha vinyasa, kundalini e Iyengar.   Outro benefício da yoga é poder direcionar a prática para o seu estilo de vida. As gestantes, por exemplo, têm movimentos específicos para ajudar o corpo. Já idosos têm outros movimentos, que focam no fortalecimento muscular, que é prejudicado ao longo da idade.

5. Aprenda novas habilidades

Quantas pessoas que você conhece aprenderam novas habilidades durante a pandemia? Muitas pessoas se dedicaram a novos hobbies e conhecimentos, e você também pode ser uma delas.   Aprender algo novo também ajuda no bem-estar durante a pandemia. É uma forma de aumentar a conexão consigo, inclusive. Uma das dicas são os cuidados pessoais, aprendendo a produzir cosméticos naturais através de aulas online.   Sabonetes, shampoos, desodorante: há uma série de produtos que você pode produzir para o seu corpo, além de ser uma forma de economizar, você também melhora o seu bem-estar, pois não precisa usar produtos químicos.   Já quem é fã de massagem, pode apostar nesse aprendizado por meio de aulas online de massagem relaxante da Namu, elas te ensinam as principais manobras da massagem relaxante e terapêutica para que você possa aplicá-las em outras pessoas.   Conforme você pode perceber, garantir bem-estar durante a pandemia requer mudança de hábitos para viver melhor, isso inclui desde cuidar da alimentação até adquirir novas habilidades, assim, depois que tudo isso for superado, você terá conhecimentos para ter uma renda extra e uma saúde ainda mais forte.   Aproveite os materiais gratuitos da Namu para aprender mais sobre alimentação, atividade física e também como cuidar da mente. Ainda não sabe por onde começar? Assista as nossas aulas gratuitas e escolha o curso ideal para as suas necessidades.  


Recomendados
Massoterapia

Curiosidades sobre a massagem tântrica que você não sabia

Uma das principais curiosidades da massagem tân...

Massoterapia

Os 4 tipos de massagens ideais para casais

Tendências no setor de beleza, saúde e bem-esta...