Principais nomes

Existem muitos professores de vipassana espalhados pelo planeta, tanto vinculados ao budismo theravada quanto à pratica de vipassana alinhada a S.N. Goenka. Todos os professores de vipassana seguem uma mesma origem dos ensinamentos, porém, há particularidades em sua maneira de ensinar a técnica. Alguns nomes de destaque:

Sayagyi U Ba Khin(1899 - 1971): começou a praticar meditação viapassana em 1937. Era aluno de Saya Thetgyi, um discípulo do monge budista Ledi Sayadaw. Fundou o International Meditation Centre, em Rangoon, em 1952. Se tornou conhecido por demonstrar como a meditação pode ser integrada à vida cotidiana de qualquer pessoas.

S.N. Goenka (1924): é a principal referência atual dos ensinamentos de vipassana que seguem a tradição de Sayagyi U Ba Khin, seu professor.

Mya Thwin, ou Mãe Sayamagyi (1925): também foi aluna de Sayagyi U Ba Khin. Fez parte de sua carreira como professora da prática no International Meditation Centre, em Rangoon. Depois, em 1978, passou a ensinar as técnicas de meditação em países do Ocidente.      

Sayadaw U Pandita (1921): Foi um dos responsáveis por estabelecer centros de meditação no Sri Lanka. Ensinou vipassana nos EUA, no Reino Unido, na Austrália, na Índia e no Nepal.

Explore

O que é meditação vipassana?

O que é meditação vipassana?

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Meditação vipassana

Meditação vipassana
Guia

Casa de Dharma

Casa de Dharma

Possibilidades

Esportes

veja mais sobre o tema