fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Gerais »

Gerais

6 dicas para aprender sobre alimentação saudável

Para comer bem é preciso saber como preparar os alimentos. A boa notícia é que você pode contar com aulas online para aprender sobre alimentação saudável.
Da redação
17/07/20
Falar sobre alimentação saudável assusta você? Muitas pessoas têm preconceito com o assunto, mas saiba que se alimentar bem é viver melhor! Além disso, conhecer melhor o que você ingere é básico para saber como cuidar da sua saúde e bem-estar. O desafio para muitos é como iniciar, afinal, comer bem normalmente depende de uma reeducação alimentar. Felizmente, hoje em dia há vários cursos e materiais na internet para aprender melhor, você já conferiu algum? Neste artigo vamos falar mais sobre o assunto com algumas dicas para você saber tudo!

Alimentação saudável: a importância da reeducação alimentar

A primeira coisa a fazer quando se fala em dieta saudável é pensar sobre o que você come hoje. Como são os seus hábitos? Como está a sua rotina de refeições? Você consome todos os nutrientes importantes para o seu corpo? Essas perguntas ajudam a entender o que você precisa mudar. Algumas pessoas não se alimentam frequentemente de fast food, por exemplo, mas não significa que têm uma alimentação saudável. Comer bem vai além disso: é saber o que comer e até mesmo como preparar. Um legume é saudável, você concorda? Mas quando é cozido com óleo, pode perder essa característica. Portanto, conhecer os alimentos e suas formas de preparo importa bastante. curso de alimentação saudável Isso nos leva à reeducação alimentar, pois é isso que você faz quando muda o foco da sua alimentação. A ideia não é apenas fazer uma dieta, mas uma alimentação balanceada e saudável para toda a vida. Isso, de fato, é o que busca a reeducação alimentar. Uma forma interessante de fazer isso é aprender mais sobre a diferença entre nutrição funcional e tradicional. A partir disso você pode encontrar também cursos com cardápio funcional completo. Essa é uma forma de garantir que você terá todos os nutrientes necessários. E a reeducação tem outro ponto de destaque: pode ser adotada por qualquer pessoa. É claro que para quem sofre com obesidade é mais difícil mudar os hábitos, mas não impossível. De forma resumida, a reeducação alimentar se trata de mudar os seus hábitos para uma alimentação saudável. Com isso, você começa a consumir mais produtos naturais e menos industrializados, priorizando boas refeições conforme a sua saúde.

6 dicas para aprender sobre alimentação saudável

1. Informe-se sobre o tema

O primeiro passo para mudar o cardápio de maneira mais natural e sem complicações é aprender sobre o tema antes. Felizmente, hoje em dia é possível encontrar vários materiais educativos gratuitos e confiáveis, elaborados por especialistas no assunto. Assim, poderá escolher o tipo de cardápio que mais se adapta às suas necessidades nutricionais. Tem algum tipo de alergia ou intolerância alimentar? Então que tal saber mais sobre como preparar massas frescas sem glúten? Quer aderir ao vegetarianismo? Então leia mais sobre como se tornar um.

2. Aumente suas opções de lanches saudáveis

Um dos principais problemas da maioria das pessoas são os lanches entre as refeições. Você é do tipo que não consegue se controlar quando vê aquele pastel no café da tarde? Então precisa seguir essa dica! Você pode aprender a fazer lanches e snacks saudáveis, por exemplo. Assim, aprenderá receitas funcionais que vão satisfazer a sua fome e também fornecer os nutrientes que precisa.

3. Controle a sua ansiedade

Você já reparou como o seu estado emocional está relacionado à forma como se alimenta? É possível que coma em excesso quando fica nervoso ou ao contrário, por exemplo. Esses hábitos desregulam a sua saúde e bem-estar. Por isso, é importante entender que a busca pela alimentação saudável também passa pelo controle da ansiedade. E como fazer isso? Uma das dicas é experimentar a meditação guiada, que é muito eficaz para diminuir a ansiedade e melhorar a saúde mental.

4. Cozinhe doces saudáveis

Talvez o seu inimigo na alimentação saudável sejam os doces, não é verdade? Contudo, não se preocupe: há muitas pessoas como você. E aliás, saiba que cortar completamente o doce não é recomendado, pois isso pode causar danos à saúde. O ideal é você apostar em doces mais saudáveis, mas que não deixam de ser deliciosos. Você pode aprender em e-books gratuitos ou até mesmo em cursos para sobremesas veganas. Essa última dica é ótima inclusive para quem possui problemas de intolerância alimentar, pois substitui os ingredientes. Então, nada de sofrer sem doce, apenas saber qual comer.

5. Prepare marmitas saudáveis para a semana

Quem tem uma rotina corrida geralmente não tem tempo para cozinhar em casa. Dessa forma, vira refém de fast food ou de alimentos processados e extremamente condimentados, como os que são servidos em restaurantes tradicionais. Embora essa solução seja mais prática, ela fica mais cara para o seu orçamento e também prejudica a sua saúde. Mas, como se alimentar adequadamente então? Nesses casos, você pode aprender a preparar marmitas saudáveis para levar para o trabalho, para a faculdade ou para onde for. Elas são produzidas com alimentos naturais e montadas em uma combinação de ingredientes que garantam todos os nutrientes necessários para o seu organismo bem funcionar.

6. Invista em aulas online

Não sabe cozinhar além do tradicional? Então que tal investir em um curso online de alimentação saudável? Além de aprender a preparar refeições naturais e ricas em nutrientes, você também terá acesso a várias receitas para praticar em seu dia a dia. Outra grande vantagem de aprender sobre alimentação saudável com um curso online é que você pode transformar a sua própria cozinha em uma sala de aula. Ou seja, não precisa de deslocar até escola nenhuma e poderá começar com os próprios utensílios que já possui a qualquer hora do dia. Por fim, cabe ainda ressaltar que as aulas online de culinária saudável custam até 10x mais barato do que as aulas tradicionais. E, você ainda pode optar por um combo promocional, que reúne em um único pacote mais de 200 aulas online para você aprender tudo sobre alimentação saudável. Assim, certamente será fácil cuidar da sua saúde e bem-estar. Quer mudar o seu cardápio, mas não sabe por onde começar? Então assista grátis uma aula online do curso Marmitas saudáveis do Namu e veja como é fácil ter mais saúde e disposição se alimentando melhor.

Recomendados
Gerais

8 fatos sobre o manjericão que você não sabia

Usada desde a Grécia Antiga na culinária, o man...

Gerais

Reeducação alimentar: o que é preciso para começar?

Além de disposição, para iniciar uma reeducação...