Se você deseja dar os primeiros passos na
meditação, mas não sabe como fazer ou tem dificuldades de se concentrar, contar com um guia pode ser uma ótima ideia. Também conhecida como meditação guiada, ela é uma ótima ferramenta para conectar você ao seu “eu interior”.
Quer saber mais sobre essa modalidade de meditação? Então confira a seguir o artigo que o
Portal Namu preparou especialmente para você!
O que é meditação guiada?
Assim como as demais práticas meditativas, a
meditação guiada também tem como base o autoconhecimento e o desenvolvimento do foco, seja através de objetos, sons e leituras. A grande diferença é que nesse caso o processo conta com a ajuda de um guia, que tanto pode ser uma pessoa, quanto uma música.
Esse guia tem como objetivo principal auxiliar no
relaxamento do praticante, estimulando a sua concentração. Por esse motivo, é uma excelente modalidade para quem está iniciando na prática ou até mesmo para quem já está familiarizado com ela, mas tem dificuldade em atingir o estado de
atenção plena.
Para que serve
Conforme citado acima, a meditação guiada é uma forma de relaxamento,
autoconhecimento e técnica para aumentar o foco e estabilidade emocional. Dentro disso, obviamente há objetivos mais específicos que variam conforme o seu estado mental e emocional.

Ele serve como um guia para auxiliar a desenvolver habilidades mentais e emocionais. É uma forma de contemplar o silêncio e aumentar a percepção sobre o mundo, mas também de atingir a
atenção plena (
mindfulness).
Com isso, aumenta-se o controle sobre os pensamentos negativos, orientando a mente para uma atitude mais positiva. Através dos
mantras também, a meditação guiada treina a mente para o foco.
Graças a esses instrumentos, você pode aumentar a própria consciência corporal e emocional para lidar com os problemas. Por isso, podemos dizer que essa modalidade de meditação serve para viver melhor e com mais leveza.
A quem se destina a meditação guiada
Algumas pessoas procuram a meditação guiada para dormir melhor, por exemplo. Já outras fazem dela um tratamento para lidar com a tristeza e frustração. Ela também é indicada para quem deseja ter mais disciplina, produtividade e exercitar a paciência.
Ou seja, ela pode ser aplicada para objetivos diferentes, de acordo com as necessidades do praticante. Ela também se destina a quem está iniciando na meditação, justamente porque é um método fácil e que pode ser feito em casa.
Portanto, de forma geral, essa modalidade meditativa pode ser praticada por todos aqueles que desejam ter um momento para desacelerar. Afinal, ela também inspira a reflexão, tranquilidade e o equilíbrio entre o corpo e a mente.
Além disso, a boa notícia é que não há contraindicação. Então, não importa a sua idade ou condição física, você certamente poderá realizar a meditação guiada, pois trata-se de uma prática universal.
Benefícios
A meditação guiada é uma forma de atingir um estado superior da mente e das emoções, mas o que isso quer dizer? Em linhas gerais, significa que você poderá viver com mais bem-estar, o que se reflete no corpo e na alma.
Confira os seus
principais benefícios de forma clara:
- Aumenta a autoconfiança e sensação de segurança na tomada de decisões;
- Promove o relaxamento corporal;
- Normaliza a pressão arterial e a frequência cardíaca;
- Diminui o estresse e a ansiedade;
- Promove a libertação de traumas e situações negativas;
- Aumenta a capacidade de concentração;
- Desenvolve a criatividade;
- Estimula o aprendizado nas crianças.
Meditação guiada: como praticar
Meditar com a ajuda de um guia não é tão difícil quanto parece. Você pode fazer isso em casa com algumas dicas importantes, veja a seguir:
Escolha um ambiente tranquilo
O ideal é preparar algum canto da sua casa que transmita tranquilidade. Você pode inclusive utilizar incensos e escolher algo próximo da janela, se possível. Ele também deve ser confortável e sem distrações para você se concentrar.
Tenha uma rotina de meditação guiada
Além disso, você também deve adotar uma rotina diária de meditação guiada. Assim, isso acabará se tornando algo normal no seu dia a dia que você não abandonará mais. Muitas pessoas preferem praticá-la no início da manhã antes das atividades, mas você também pode optar pela noite.
Conte com ajuda
Aqui cabe ressaltar que essa ajuda não precisa ser necessariamente de outra pessoa. Você pode optar por vídeos,
músicas calmas, mantras, entre outras ferramentas. O importante para quem está iniciando é ter algo ou alguém que possa orientar os seus pensamentos da melhor forma.
Explore a melhor posição
Ao falarmos de meditação, provavelmente você pensa em alguém sentado com as pernas cruzadas. Contudo, a meditação guiada pode ser realizada também deitado, por exemplo.
Há ainda quem medite caminhando.
O importante é que você explore todas as opções para saber em qual se encaixa mais. Outra dica é alternar entre as posições em cada dia, assim você se torna ainda mais consciente da prática.
Pratique meditação em casa com os cursos online do Namu
Agora que você já sabe que é possível praticar a meditação guiada em casa, é preciso saber onde buscar por orientações profissionais. Nesse sentido, o curso online "
Mindfulness: Meditação em movimento" do Namu pode ser de grande ajuda.
Ministrado pela Dra Tamara Russel, especialista em meditação, o curso oferece uma série de benefícios:
- Proporciona bem-estar;
- Aumenta o foco e a atenção;
- Diminui estresse e ansiedade;
- Melhora o desempenho no dia a dia.
Esse tipo de meditação é muito procurado por quem sofre com problemas como a ansiedade e a depressão, já que melhora o
controle emocional. Graças ao mindfulness você aprende a sofrer menos por antecedência e pensar positivo mesmo nas situações adversas.
As aulas podem ser praticadas inclusive por quem nunca teve contato com a meditação, pois foram desenvolvidas também para iniciantes. E o melhor de tudo é que você não precisa de nenhum acessório, apenas de roupas confortáveis!
Além disso, você também pode associar cursos de
yoga e de
pilates à meditação para oferecer à sua saúde ainda mais benefícios. Ainda, pode acompanhar o
Portal Namu para se manter bem informado sobre alimentação, saúde, bem-estar, qualidade de vida e sustentabilidade.