fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Fitness » Gerais » Treino Funcional

Gerais

4 dicas para quem treina no intervalo do trabalho

Qual é a sua desculpa para não abandonar o sedentarismo? Não gostar de academias? Falta de tempo? Preguiça de acordar cedo? Pois saiba que graças à tecnologia esses obstáculos não podem mais te impedir de cuidar do corpo e da mente, já que você pode realizar seu treino no intervalo do trabalho sem comprometer a […]
Equipe Namu
18/03/21
Qual é a sua desculpa para não abandonar o sedentarismo? Não gostar de academias? Falta de tempo? Preguiça de acordar cedo? Pois saiba que graças à tecnologia esses obstáculos não podem mais te impedir de cuidar do corpo e da mente, já que você pode realizar seu treino no intervalo do trabalho sem comprometer a sua produtividade.   Aliás, algumas atividades exigem dedicação de menos de 30 minutos por dia e por isso são grandes aliadas de quem tem uma rotina corrida, e para obter os seus muitos benefícios para a saúde física e mental, você sequer precisa se deslocar até uma academia ou estúdio, basta baixar um aplicativo fitness em seu celular e usar a tecnologia a favor do seu bem-estar.   Quer saber como se exercitar no horário do almoço ou do lanche para ter mais disposição para enfrentar os desafios do restante do dia? Então confira as 4 dicas que a Namu preparou especialmente para quem é adepto de treino no intervalo do trabalho!  

Faça alongamentos

  O alongamento muscular é uma atividade fácil de fazer e de extrema importância para a saúde, principalmente para pessoas que passam longos períodos sentadas, trata-se de uma série de exercícios que têm como objetivo principal promover a flexibilidade, relaxar os músculos e alinhar a postura, além desses benefícios, confira a seguir outros não menos importantes para a manutenção da sua qualidade de vida:  
  • Combate doenças ocupacionais como LER (Lesão por Esforço Repetitivo);
  • Melhora a circulação sanguínea e a capacidade respiratória;
  • Promove a consciência corporal;
  • Melhora o equilíbrio e a coordenação motora;
  • Alivia os sintomas do estresse.
  O alongamento muscular pode ser realizado em menos de 30 minutos, e por isso, é uma excelente opção para todos aqueles que buscam realizar um treino no intervalo do trabalho de maneira eficaz, de baixo impacto, a atividade pode ser realizada por todas as pessoas, incluindo gestantes e idosos, além disso, pode ser praticada até mesmo por quem nunca teve contato com nenhum exercício físico antes.   Nesse caso, tudo o que você precisa é de roupas confortáveis e de um aplicativo elaborado em parceria com profissionais especializados, clique aqui e saiba como transformar a sua saúde por meio da tecnologia  

Conheça o Yoga

  Além do alongamento, o yoga é outra atividade recomendada para quem deseja realizar algum treino no intervalo do trabalho    Prática milenar que visa a equilibrar corpo e mente por meio de posturas, práticas meditativas e técnicas de respiração, o yoga também é uma atividade fácil de realizar e que pode ser praticada por pessoas de todas as idades, e assim como o alongamento, apenas 30 minutos da atividade produzem vários efeitos positivos, que podem ser sentidos tanto no âmbito físico como no emocional:  
  • Melhora o foco e a concentração;
  • Amplia a capacidade respiratória;
  • Ativa a circulação sanguínea;
  • Tonifica os músculos;
  • Auxilia no emagrecimento;
  • Alivia os sintomas de estresse, ansiedade e depressão;
  • Promove autoconhecimento;
  • Oferece mais resistência física, flexibilidade e consciência corporal.
  A dica aqui é escolher uma modalidade de yoga que mais se adapte ao seu perfil. Você pode escolher entre Hatha vinyasa, Kundalini Yoga, Iyengar Yoga entre vários outros tipos que atendam às suas necessidades.    E caso acredite ser impossível realizar as posturas da atividade, não se preocupe! Várias são as aulas que te ensinam os princípios do yoga, desde as técnicas mais básicas. Ou seja, mesmo que você não tenha nenhuma intimidade com a atividade, poderá dar os primeiros passos nela sem medo algum, mesmo que esteja no trabalho. Saiba como um aplicativo pode te ajudar.  

Renda-se à ginástica laboral

  Em um primeiro momento, a ginástica laboral pode até ser confundida com o alongamento, mas as atividades possuem focos diferentes. Enquanto o alongamento é mais abrangente, a ginástica laboral dedica-se a combater doenças ocupacionais, como LER (Lesão por Esforço Repetitivo), DORT (Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho), varizes entre outras.   Graças a sua série de exercícios, a ginástica laboral é mais uma alternativa de quem busca um treino no intervalo do trabalho capaz de aliviar estresse, dores musculares e na coluna, durante aproximadamente 20 minutos você realiza uma série de exercícios de alongamento divididos entre membros superiores e inferiores, combinados com técnicas de respiração   E o mais legal da ginástica laboral é que ela pode ser personalizada de acordo com as suas atividades realizadas no trabalho, esse sentido, ela pode ser classificada em alguns tipos, a saber:  
  • Ginástica laboral preparatória: geralmente realizada antes do expediente, tem como finalidade preparar o corpo para a realização das atividades laborais;
  • laboral postural: tem como principal objetivo corrigir desvios posturais;
  •  laboral para relaxamento: indicada para ambientes competitivos e com alta demanda de trabalho, tem como objetivo aliviar o estresse, a ansiedade e a tensão muscular.
  Se a sua empresa não oferece ginástica laboral a você e aos seus colegas de trabalho, então que tal praticar por conta própria, com o auxílio de um aplicativo?    Com essa solução tecnológica, você pratica onde e quando quiser, podendo, inclusive, incluir a atividade no seu treino no intervalo do trabalho sem nenhuma dificuldade. E ainda, poderá chamar a sua equipe de trabalho para praticar junto, melhorando o clima organizacional do seu setor. Que tal experimentar?  

Tenha uma alimentação equilibrada antes e após o treino no intervalo do trabalho

  Para finalizar, não se esqueça de cuidar da alimentação. Essa dica é extremamente valiosa para todos aqueles que praticam exercícios físicos, mas principalmente para aqueles que treinam no ambiente de trabalho. Nesse caso, uma alimentação pesada pode comprometer o seu rendimento no treino e também no restante do expediente. Para evitar incômodos, ter uma alimentação equilibrada é o melhor caminho.   E a boa notícia é que você não precisa baixar mais de um aplicativo para cuidar do corpo, da mente e da rotina alimentar. O super app Namu, por exemplo, reúne em um só lugar várias aulas de atividades físicas, de práticas meditativas e várias dietas para que você possa transformar a sua vida por completo com apenas alguns cliques.   Disponível para celulares com sistema Android ou iOS, ele é a solução de saúde e bem-estar mais completa do mercado. Com ele, pagando até 50% menos do que outros aplicativos, você muda seus hábitos efetivamente. Gostou? Então baixe o super app Namu em seu celular e trabalhe corpo, mente e alimentação em conjunto.  


Recomendados
Gerais

Descubra os exercícios que te ajudam a melhorar a resistência física

A prática de atividades físicas é essencial par...

Gerais

O tempo certo para quem treina em casa

Treinar em casa é uma alternativa bem interessa...