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7 dicas para acabar com o sedentarismo no home office

Sem dúvida alguma o home office possui muitas vantagens, mas quem atua nessa modalidade deve conhecer também os seus riscos. Considerando as facilidades e comodidades que o trabalho remoto permite, ele é uma verdadeira porta de entrada para o sedentarismo e outras doenças. O impacto do home office na saúde dos trabalhadores tem sido tão […]
Equipe Namu
16/02/21
Sem dúvida alguma o home office possui muitas vantagens, mas quem atua nessa modalidade deve conhecer também os seus riscos. Considerando as facilidades e comodidades que o trabalho remoto permite, ele é uma verdadeira porta de entrada para o sedentarismo e outras doenças. O impacto do home office na saúde dos trabalhadores tem sido tão grande, que a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos – São Paulo) está conduzindo um estudo para avaliar os danos da falta de atividade física em profissionais da área administrativa que estão trabalhando em casa.  O objetivo da pesquisa é saber se as horas que antes eram usadas entre o deslocamento casa-trabalho e trabalho-casa estão sendo revertidas em alguma atividade física. Para isso, estão sendo instalados sensores nas coxas, pernas e tórax dos participantes, para saber quanto tempo a pessoa passou sentada, andando, subindo escada entre outros movimentos importantes.  O fato é que o trabalho remoto contribui para o sedentarismo, e este, por sua vez, traz consequências à saúde e à vida dos trabalhadores, a saber:
  • Doenças cardiovasculares;
  • Fraqueza muscular;
  • Tendinite;
  • Fadiga física e mental; 
  • Roncos e apneias do sono;
  • Obesidade;
  • Dores nas costas;
  • Retenção de líquidos e inchaço nos membros inferiores.
Felizmente, trabalhar em home office sem sedentarismo é possível e isso, graças à tecnologia. Afinal, hoje em dia você pode treinar em casa por meio de aplicativos de celular. Acessíveis, eles possuem várias atividades físicas para você manter a saúde a boa forma em dia. Quer saber como? Então acompanhe as dicas a seguir.  

1. Faça alongamento antes de começar o home office

  Passar horas sentado e em uma mesma posição pode desencadear dores musculares, de pescoço e coluna. Por isso, é tão importante começar o dia de trabalho com um alongamento. Essa atividade alivia a tensão dos músculos, ajuda a relaxar e a reequilibrar o corpo. E se você não sabe por onde começar, pode contar com a ginástica laboral para realizar os movimentos corretamente. Essa atividade reúne os melhores exercícios de alongamento para combater doenças ocupacionais e pode ser realizada em casa sem nenhuma dificuldade por meio de um aplicativo de celular.  

2. Durante o expediente, faça pausas para relaxar

  Outra dica que você pode adotar para tornar o seu home office mais produtivo é fazer pausas para relaxar. Para isso, mais uma vez você pode contar com a ajuda da tecnologia, pois alguns aplicativos de saúde e bem-estar oferecem meditação guiada, prática em que você recebe orientações específicas de um profissional para relaxar corpo e mente. E não se engane acreditando que é preciso gastar horas para isso, viu? Com apenas 3 minutinhos por dia você pode obter benefícios incríveis com essa prática. Só para você ter uma ideia, a meditação guiada proporciona:
  • Alívio do estresse e da ansiedade;
  • Aumento da concentração;
  • Melhora da autoestima;
  • Autoconhecimento;
  • Mais criatividade e produtividade;
  • Melhora da qualidade do sono.
 

3. Movimente-se

  De acordo com pesquisas, passar horas sentado pode prejudicar seriamente a sua saúde, inclusive, pode reduzir a sua expectativa de vida. Por isso, mesmo que você esteja trabalhando em home office, o ideal é que a cada hora, você reserve pelo menos 10 minutos para se movimentar. Nesse caso, várias atividades podem ser realizadas em curto espaço de tempo. Entre elas, destacam-se especialmente a caminhada pelo quintal ou até a cozinha, subir escadas, algumas posturas de yoga para iniciantes e até mesmo alguns exercícios de pilates. Tudo é válido para manter o corpo em movimento!  

4. Sedentarismo, home office e má alimentação: uma combinação perigosa

  Não se esqueça de que a alimentação está diretamente ligada a saúde e por isso não pode ser negligenciada. Trabalhando horas sentado, é preciso, mais do que nunca, adotar uma dieta equilibrada, focada no seu bem-estar físico e mental. Mas como conseguir isso afinal? Nesse caso, o melhor caminho é aprender a preparar receitas saudáveis e saborosas, que ofereçam todos os nutrientes necessários para o seu organismo funcionar bem. A boa notícia é que para isso você também pode recorrer aos aplicativos de celular. Eles reúnem em um só lugar receitas de diversas dietas, como vegana, vegetariana, restritiva entre muitas outras, para que você possa comer bem sem abrir mão da saúde.  Alguns, inclusive, oferecem também todo o planejamento alimentar semanal e ainda fornecem a lista de compras para facilitar ainda mais a sua rotina.  

5. Não deixe tudo à mão

  Conforme você pode perceber, o trabalho remoto traz muitas facilidades e por causa disso acaba estimulando o sedentarismo. Então, como evitar isso? Você pode, por exemplo, dificultar a sua rotina, deixando longe de si alguns materiais de escritório necessários. Assim, vai ter que se levantar para buscar um grampeador ou a resma de papel para fazer suas impressões. Quando menos perceber, estará se movimentando, o que é ótimo para queimar calorias e ativar a circulação sanguínea!  

6. Não se esqueça da hidratação!

  Provavelmente você já deve ter escutado falar que a água é essencial para todas as funções do corpo. E para quem trabalha em regime home office não é diferente. A água mantém a temperatura corporal, melhora as funções cerebrais e ajuda a queimar gorduras. Contudo, como fazer da água uma aliada contra o sedentarismo? Nesse caso, a dica é manter a garrafinha d’água longe do seu alcance, se forçando a se levantar cada vez que for consumir a bebida. Mas, se você não tem o costume de beber água com regularidade, pode adotar uma ferramenta que te ajude a fazer isso com apenas alguns cliques. O super app Namu, por exemplo, possui uma funcionalidade que te ajuda a controlar a ingestão de água, baseado nas suas informações pessoais. Tudo o que você precisa fazer é configurar lembretes para ser avisado por notificações do quanto ainda deve ingerir para cumprir a meta diária.  

7. Mantenha-se motivado

  Inegavelmente o home office é uma modalidade de trabalho solitária, já que todas as atividades são executadas remotamente. Contudo, algumas atitudes podem te ajudar a contornar essa situação. Reuniões online com a equipe de trabalho e fóruns de discussão em comunidades alinhadas com os seus objetivos são algumas delas. Embora o primeiro exemplo não dependa de você, o segundo você pode usar a favor da sua saúde. Basta baixar um aplicativo em seu celular que ofereça essa funcionalidade! Assim, você vai poder trocar ideias, compartilhar experiências e resultados das suas atividades com outros usuários.   E agora que você já sabe como acabar com o sedentarismo no home office, já pode colocar todas as dicas acima em prática. Baixe o super app Namu em seu celular e transforme o seu corpo, mente e alimentação onde e quando você quiser.

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