fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Gerais »

Saúde

7 formas de cuidar da saúde sem gastar muito

Com algumas atitudes simples é possível cuidar da saúde e economizar bastante. Saiba como
Da redação
18/05/20
Um dos principais desafios na hora de cuidar da saúde é fazer isso conforme as condições financeiras que você tem. Para muitos, gastar em academias ou em cursos presenciais de gastronomia não é uma possibilidade. No entanto, a internet pode ser uma grande aliada para manter a saúde em dia de forma muito mais econômica. cuidar da saúde
Graças aos avanços tecnológicos, é possível ter acesso a uma série de materiais educativos e acessíveis para cuidar de si sem prejudicar o orçamento familiar. Ainda, é possível contar com as aulas online, que além de bem vantajosas sob o ponto de vista financeiro, ainda permitem cuidar da saúde sem sair de casa. A seguir, você acompanha essas e outras dicas!

É possível cuidar da saúde sem gastar muito?

Sim, inclusive você não precisa ser rico, caso ainda pense desta forma. É necessário disciplina muitas vezes, mas com algumas atitudes simples isso fica mais fácil. Confira a seguir as 7 principais.

1. Durma bem

Antes de qualquer outro cuidado, dormir bem é o que possibilita que você possa cumprir a sua rotina da melhor forma. Afinal, quando isso não acontece, você sofre não apenas com o cansaço, mas também com a irritabilidade e outros malefícios à saúde. Segundo especialistas, o ideal é dormir pelo menos 8 horas por noite. Contudo, não é indicado ultrapassar esse limite. É claro que isso varia conforme a idade, mas são recomendações levando em conta pessoas adultas de 18 a 64 anos. Para cuidar da saúde também importa a qualidade do colchão, por exemplo. Deve-se ainda evitar mexer em celular ou computador pelo menos uma hora antes de dormir. Tudo isso colabora para o sono ser mais profundo e você descansar de verdade.

2. Alimente-se adequadamente

Cuidar da saúde significa conhecer os nutrientes que o seu corpo precisa e priorizar uma alimentação que evite alimentos industrializados. É fácil fazer isso? Nem sempre, é claro, mas há formas de aprender, e esse é o primeiro passo. Hoje, há muitos cursos online acessíveis e práticos que ensinam como preparar melhor os alimentos. Você já pensou em preparar um cardápio funcional completo? Ou, quem sabe, aprender sobre congelados saudáveis? Permita-se essas tentativas! Essa mudança é um processo gradual, mas ler mais sobre alimentação saudável e praticar é um bom começo. Lembre-se de que a alimentação não influencia apenas no peso, mas também na sua disposição física, humor, sistema imunológico e previne uma série de doenças. De fato, muitos mitos envolvem a alimentação saudável, e é bom ler sobre eles para superá-los. Assim, você descobrirá que é possível comer bem e ainda economizar!

3. Pratique exercícios físicos regularmente

O sedentarismo é outro hábito para deixar de lado ao cuidar da saúde e viver melhor. Afinal, manter-se ativo não é apenas uma questão de manter o peso em dia: é uma questão de saúde! Praticar exercícios estimula inclusive a liberação de hormônios associados à sensação de bem-estar e felicidade. Por isso, você está beneficiando a saúde física e mental quando vence o sedentarismo. A rotina também diminui dores musculares e fortalece todo o organismo. Você pode aprender como ser mais ativo graças a e-books gratuitos. Ou, se preferir, há aulas online que ensinam treinos de musculação para serem colocados em prática na sua casa.

4. Medite para cuidar da saúde física e mental

A meditação é uma verdadeira fonte de saúde. Graças a ela você trabalha desde habilidades como a respiração e concentração até o fortalecimento dos músculos. A prática milenar é muito importante como aliada contra o estresse, pois está relacionada à diminuição do cortisol, que é justamente o hormônio que deixa a mente e corpo em alerta. Ainda, auxilia a desenvolver a atenção plena, o que permite aproveitar melhor cada momento. Muitas pessoas pensam que é difícil meditar, mas não se apegue a essa ideia. É possível aproveitar aulas online de meditação em movimento ou então conteúdos gratuitos para saber mais sobre meditação guiada.

5. Faça yoga em casa

Engana-se quem pensa que para cuidar da saúde com o yoga é necessário gastar muito. Na verdade, há muitas formas de praticar os seus movimentos, e eles podem ser feitos em casa também. A dica é aproveitar aulas gratuitas de yoga caso nunca tenha praticado antes. Se preferir experimentar diferentes tipos, teste aulas online de hatha yoga ou kundalini yoga.

6. Pilates online também é uma excelente alternativa para cuidar da saúde

O pilates permite desde a perda de peso até o tratamento de dores musculares, lesões e aumento da flexibilidade. É claro que tudo isso beneficia o corpo e a mente também, mas os valores altos das aulas assustam. Por isso, opte por praticar pilates online, se for possível! Essa é uma atividade que pode ser adaptada a todas as idades e estilos, por isso é tão indicada. Nesse sentido, você pode experimentar o pilates terapêutico ou então do nível básico ao intermediário. cuidar da saúde com pilates
Sem dúvidas, o mundo exige cada vez mais de todos nós. Dormir bem, respirar, aproveitar os momentos bons e cuidar da saúde é um desafio em meio a isso, especialmente sem gastar muito. Apesar disso, você conferiu acima que é possível, sim! Então, aproveite para ler outros conteúdos para garantir bem-estar e qualidade de vida no seu dia a dia!

Recomendados
Saúde

Conheça 7 alimentos que ajudam na TPM

Ela tem data certa para aparecer e todo mês ela...

Saúde

Os 4 principais motivos que levam ao estresse no home office

Que o home office já é uma realidade para muita...