fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Gerais »

Saúde

Como aliviar o estresse em casa?

Saiba como aliviar o estresse sem sair de casa com atitudes simples. Após colocar as dicas a seguir em prática você terá uma vida mais leve e feliz. Confira:
Da redação
25/09/20
Que nós somos uma das gerações mais estressadas dos últimos tempos, não há dúvida alguma. A grande relevância dos temas relacionados à saúde psicológica apenas comprova a grande necessidade que temos de controlar problemas como ansiedade, depressão e insônia. Nesse sentido, entender como aliviar o estresse também é um dos maiores desejos do século XXI.  Afinal, entre trabalho, estudos, família e obrigações pessoais, muitas vezes a rotina se torna um verdadeiro fardo. Sendo assim, é necessário buscar por meios para relaxar e se centrar novamente para continuar enfrentando a correria do dia a dia.  Sabendo disso, aqui neste artigo separamos algumas dicas para você que está procurando como aliviar o estresse sem sair de casa. Assim, você poderá diminuir esse problema na sua vida e levar uma rotina muito mais leve e feliz. Confira mais abaixo!

O que é estresse?

De acordo com o Ministério da Saúde, o estresse é uma resposta física do nosso corpo a situações de ameaça ou perigo. Quando nos colocamos em uma situação de risco, complicada ou que nos gere problemas, automaticamente nosso organismo se colocada em uma espécie de “modo de defesa”.  Essa postura, por sua vez, implica na liberação de hormônios como norepinefrina, cortisol e adrenalina. Isso faz com que os comuns sintomas do estresse como dor de cabeça, enjoos, insônia e ansiedade começam a aparecer, se intensificando de acordo com a gravidade da situação.  Nesse sentido, saber como aliviar o estresse é fundamental para quem sofre constantemente com o problema. Até mesmo porque quando ele se torna parte da rotina é comum que a qualidade de vida do indivíduo seja drasticamente reduzida, tendo em vista sua incapacidade de lidar com os problemas diários.   

Como aliviar o estresse em casa

Como você pode perceber, o estresse é um problema que pode causar sérios males a saúde dos indivíduos. Afinal, além de trazer consequências sérias para o dia a dia, ele também acarreta dores físicas, causando verdadeiros transtornos. Por esse motivo, saber como aliviar o estresse em casa é não apenas uma vantagem, mas uma necessidade para quem sofre com esse mal. Abaixo separamos algumas dicas simples e práticas, as quais você pode realizar no conforto do seu lar. Acompanhe e descubra todas!

Crie uma rotina de exercícios físicos 

Sabemos bem que a correria do dia a dia muitas vezes é um dos principais agravantes para o surgimento desse problema. Nesse sentido, necessidades pessoais e momentos de lazer acabam sendo deixados de lado, o que faz com que o problema se torne ainda pior.  No entanto, para resolver essa questão é essencial tirar alguns minutinhos do dia para a prática de exercícios físicos. Afinal, essa atividade é uma das grandes responsáveis pela liberação de hormônios como endorfina e serotonina no nosso corpo, os quais funcionam como combatentes diretos para os hormônios causadores do estresse.  Ou seja, quando você se movimenta, além de distrair a cabeça, está atuando diretamente na raiz do seu problema. Por esse motivo, reserve no mínimo 20 minutos por dia para praticar uma atividade aeróbica, pois com certeza essa atitude fará grande diferença em sua rotina!

Conheça o yoga 

Como citamos anteriormente, o estresse é um problema mental, mas que possui também ações em nosso organismo. Nesse sentido, não há maneira melhor para aprender como aliviar o estresse do que utilizar uma atividade que trabalha corpo e mente em conjunto.  O yoga é conhecido por muitas pessoas por reunir em uma única atividade exercícios de alongamento, respiração e meditação. Sua prática regular tonifica os músculos, aumenta a capacidade respiratória, melhora a qualidade do sono, promove o autoconhecimento e a paz interior. E a boa notícia é que graças às aulas online de yoga você pode aliviar o estresse sem sair de casa. Por meio delas você aprenderá técnicas, dicas e posturas com professores renomados, que te ajudarão a realizar os exercícios em segurança e explorando o máximo de seu potencial.

como aliviar o estresse com yoga

Tenha uma alimentação saudável 

Sem dúvida alguma os alimentos são um dos principais fatores que geram o equilíbrio ou o desequilíbrio completo em nossa rotina. Afinal, a ingestão exagerada de gordura, carboidratos, açúcar e sal possuem impacto direto em nosso bem-estar, causando problemas como indisposição.  Nesse sentido, quando a alimentação está desregulada, o estresse tende a aumentar. Por esse motivo, uma das formas de como aliviar o estresse em casa é justamente aprender a montar um cardápio funcional, que inclua diferentes tipos de alimento.  Mas como fazer isso afinal? Felizmente, atualmente há aulas online de gastronomia saudável que oferecem todos os ensinamentos para que você possa ter uma dieta equilibrada sem abrir mão do sabor. Seja a sua dieta vegetariana, vegana, low carb, plant based, sem glúten ou até mesmo sem restrições, certamente haverá um conteúdo ideal para você.

Pratique pilates 

Ademais temos o pilates, um conjunto de exercícios físicos que também pode ser praticado no conforto da sua casa. E, semelhantemente ao yoga, sua prática regular beneficia tanto o corpo quanto a mente, sendo também uma excelente atividade para alinhar a postura.  Outro ponto positivo que faz com que o pilates esteja na nossa lista de como aliviar o estresse em casa é que ele pode ser praticado por todos. Ou seja, de crianças a idosos, incluindo gestantes e pessoas em reabilitação física podem se beneficiar com a atividade.  E para isso, sequer é preciso adquirir aparelhos específicos, pois a técnica de mat pilates utiliza o próprio peso do corpo do praticante na execução dos exercícios. Contudo, para que eles sejam precisos e atinjam os resultados esperados, é preciso contar com o acompanhamento de um professor. Mas não se preocupe, pois essa ajuda também pode acontecer por meio de aulas online de pilates. E agora que você já sabe como aliviar o estresse sem sair de casa, que tal conhecer o aplicativo Namu? Ele reúne em um único lugar várias soluções para equilibrar o seu corpo e a sua mente que podem ser acessadas quando você quiser, onde estiver. Clique aqui e confira!

Recomendados
Saúde

Conheça 7 alimentos que ajudam na TPM

Ela tem data certa para aparecer e todo mês ela...

Saúde

Os 4 principais motivos que levam ao estresse no home office

Que o home office já é uma realidade para muita...