fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Gerais »

Saúde

Sintomas da ansiedade: conheça 7 indícios e saiba como melhorar

Embora seja uma condição inerente ao ser humano, ao sair do controle ela pode causar complicações. Conheça os sintomas da ansiedade e como tratá-la
Da redação
17/08/20
Os sintomas da ansiedade se manifestam de diversas formas diferentes, sobretudo dentro da sociedade atual. Fatores como o estresse da vida moderna, a falta de tempo para cuidar de si e a dificuldade de conciliar os diversos compromissos do dia a dia são alguns dos principais motivos para o surgimento desse problema. Assim sendo, é preciso conhecer melhor esse mal e aprender as formas certas de combatê-lo.

O que é ansiedade?

De acordo com o Ministério da Saúde, a ansiedade se caracteriza por uma condição inerente ao ser humano, que o coloca em estado de alerta e preocupação. Porém, esse é um mecanismo que ao sair de controle pode trazer diversos problemas de saúde para o corpo e a mente das pessoas.

Tipos de ansiedade

Algo importante a se ter em mente é que tanto os sintomas da ansiedade quanto a própria condição em si se manifestam de diferentes formas. Assim sendo, as mais comuns são:
  • Transtorno de pânico: a vítima sofre ataques de ansiedade com vários sintomas graves, como falta de ar, taquicardia e crises emocionais;
  • Fobias sociais e diversas: o contato com pessoas ou objetos de medo causa sensação de terror na pessoa, que reage descontroladamente;
  • Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC): a vítima sofre com uma série de compulsões em forma de pensamentos, impulsos e ações diversas;
  • Ansiedade por estresse pós-traumático: após vivenciar uma experiência traumatizante a pessoa sofre com distúrbios de pensamento e sensação contínua de horror.

Causas da ansiedade

Diversos são os motivos que podem desencadear problemas de ansiedade nas pessoas. Mas alguns dos mais comuns se destacam por:
  • Situações cotidianas de estresse ou de perigo;
  • Fatores genéticos relacionados aos pais;
  • Cansaço em excesso sem que o corpo consiga se recuperar;
  • Doenças físicas e psicológicas diversas.

7 sintomas da ansiedade

A princípio, diversos são os traços de ansiedade que podem, inclusive, se manifestar nas pessoas de formas diferentes. Contudo, os principais, e que chamam mais a atenção são:
  • Desenvolvimento de medos excessivos e irracionais;
  • Alterações no sono com dificuldade para dormir;
  • Mudanças no apetite com maior consumo de alimentos;
  • Taquicardia constante e dificuldade para respirar;
  • Alteração de peso e queda de cabelos;
  • Aumento de irritabilidade e dificuldade para relaxar;
  • Dificuldade de se concentrar e cansaço constante.

Como melhorar os sintomas da ansiedade

Depois de ter conhecimento sobre um panorama geral dos sintomas da ansiedade, é importante saber que algumas medidas simples podem te ajudar a combater esse problema.

Controle a respiração

Este é um dos procedimentos mais importantes a se adotar no caso de sentir algum dos sintomas da ansiedade. Isso porque ao respirar profundamente, há uma maior oxigenação cerebral, que beneficia, sobretudo, neurônios responsáveis por controlar o humor. Portanto, essa prática sem dúvida ajudará você a manter a calma e conseguir eliminar a sensação de medo e inquietude. Clique aqui e confira 2 exercícios respiratórios que vão te ajudar a controlar a ansiedade

Adote uma alimentação equilibrada

Além disso, é fundamental que você tenha uma dieta balanceada para sua saúde e bem-estar. Até mesmo porque comer adequadamente também pode contribuir significativamente para aliviar os sintomas da ansiedade:
  • Frutas, legumes e verduras contém vitaminas que agem diretamente em seu emocional;
  • Proteínas e minerais presentes em carnes magras e peixes acalmam e aliviam o estresse;
  • Flavonoides e nutrientes de grãos e sementes também regulam o humor.

Mantenha sua atenção focada no presente

Cabe ainda ressaltar que a maior parte dos sintomas da ansiedade está relacionada ao fato de que as pessoas têm muita dificuldade de conseguir manter sua mente no agora. Além das inúmeras distrações, estamos sempre preocupados com eventos futuros, como contas a pagar, tarefas no trabalho ou notas na escola ou faculdade. Por causa disso, acabamos fazendo as coisas sem prestar muita atenção nelas de fato. Escovamos os dentes, almoçamos, tomamos banho no piloto automático, sem levarmos em conta as sensações e benefícios que tais atividades desempenham em nosso corpo. Nesse contexto, a prática do Mindfulness fará uma grande diferença a seu favor. Essa técnica meditativa te ajuda a se manter focado nas experiências presentes, o que aumenta consideravelmente o seu foco, concentração e melhora da capacidade respiratória. Como resultado, você tem o alívio dos sintomas da ansiedade e do estresse, por meio do equilíbrio do corpo e da mente. Clique aqui e descubra todos os benefícios do Mindfulness. sintomas da ansiedade - benefícios da meditação

Faça psicoterapia

Ademais, saiba que contar com a ajuda de um profissional qualificado para tratar seu emocional pode fazer toda a diferença no combate à ansiedade. Afinal, psicólogos e psicoterapeutas são especializados em identificar causas de seus problemas e doenças psicológicas e oferecer as melhores soluções para combatê-las. Por isso, não abra mão de considerar essa possibilidade em prol de seu bem-estar.

Tenha momentos de lazer

Um dos tratamentos mais eficientes para combater os sintomas da ansiedade, bem como a doença em si é desenvolver uma rotina que lhe traga bem-estar e felicidade. Isto significa adotar atividades que lhe ajudem a espairecer e recarregar suas energias. Hobbies e momentos para fazer aquilo que gosta são fundamentais para ter equilíbrio em meio a sua rotina.

Pratique atividades físicas

Seja um esporte de sua preferência, treinos em academias, ou qualquer outro tipo de exercício, as atividades físicas também são poderosas aliadas contra os sintomas de ansiedade. Entre seus benefícios para combater esse problema se destacam:
  • O gasto de energia que ajuda a acalmar o corpo e a mente;
  • A liberação da endorfina durante a prática do exercício, também conhecida como hormônio do bem-estar;
  • Aumento da autoestima.

Faça yoga e meditação online

Por fim, é válido destacar que graças aos avanços tecnológicos, atividades como yoga e meditação podem ser feitas online, no conforto do seu lar.
yoga para sintomas da ansiedade
Essas práticas milenares são especialmente reconhecidas por equilibrarem corpo e mente através de exercícios de posturas, respiração e meditação. Nesse contexto, a grande vantagem das aulas online é possibilitar que você acesse o conteúdo a qualquer hora do dia, o que contribui para combater os sintomas de ansiedade em tempo real. Basta ter um computador, tablet ou TV conectados à internet para se beneficiar com as práticas.
E, para facilitar ainda mais a sua a vida, o Namu criou um aplicativo de celular, para que você tenha na palma da sua mão várias soluções para o corpo e para a mente. Dessa forma, em um único lugar você encontrará aulas online de yoga, meditação, pilates, alimentação saudável entre muitas outras, que sem dúvida irão contribuir para a sua saúde e bem-estar. Gostou? Então clique aqui para saber mais sobre o aplicativo do Namu e descubra como ter uma vida equilibrada com apenas alguns cliques na tela do seu celular.

Recomendados
Saúde

Conheça 7 alimentos que ajudam na TPM

Ela tem data certa para aparecer e todo mês ela...

Saúde

Os 4 principais motivos que levam ao estresse no home office

Que o home office já é uma realidade para muita...