fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Gerais »

Saúde

Sintomas do estresse: conheça os 12 principais e saiba como tratar

Você anda irritado por qualquer motivo? Atualmente existem aulas online focadas em aliviar os sintomas do estresse. Saiba mais a seguir.
Da redação
07/08/20
Você anda irritado por qualquer motivo? Cansado, desanimado, com falta de concentração e queda de produtividade no trabalho? Provavelmente você está estressado e precisando diminuir rapidamente os sintomas e os efeitos desse transtorno em seu organismo. A boa notícia é que atualmente existem aulas online focadas em aliviar os sintomas do estresse. Saiba mais a seguir.

O que é estresse?

A princípio, o estresse pode ser definido como uma reação biológica natural pertencente a todos os seres humanos. É exatamente ela que nos coloca em estado de alerta em situações de perigo e nos impulsiona a agir ou então a fugir. Ou seja, em níveis naturais, ele atua como um mecanismo de defesa, ajudando em nossa sobrevivência. Em momentos de tensão e nervosismo, o nosso organismo libera substâncias como adrenalina e cortisol, mais conhecidos como hormônios do estresse ou mediadores químicos. Entretanto, as situações corriqueiras da vida como por exemplo, as cobranças excessivas do trabalho, contas para pagar ou problemas familiares também nos colocam em contato com as mesmas substâncias. Só que nesse caso, por tempo prolongado. Temos assim, o estresse crônico. sintomas de estresse no trabalho
No ranking das principais causas que levam ao estresse crônico, figuram, a saber:
  • O ambiente profissional competitivo;
  • O ambiente educacional com muitas cobranças;
  • Rotina agitada e muito atarefada;
  • Uso excessivo de celular;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Problemas familiares;
  • Desemprego;
  • Dívidas;
  • Baixa autoestima;
  • Medos excessivos;
  • Mente inquieta.

Os 12 principais sintomas do estresse

De acordo com a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (Sbie), os principais sintomas do estresse são:
  • Taquicardia;
  • Enxaqueca;
  • Insônia;
  • Perda de apetite ou fome excessiva;
  • Suor excessivo, sobretudo nas palmas das mãos e nas solas dos pés;
  • Dores musculares;
  • Desânimo;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Dores no estômago;
  • Diarreia;
  • Queda de cabelo.

Como tratar os sintomas do estresse

Inegavelmente o estresse excessivo precisa ser tratado. Contudo, o melhor caminho é reconhecer seus limites em determinadas situações e tentar ao máximo não se expor a elas. Clique aqui e saiba mais sobre autoconhecimento. Além do autoconhecimento, ou seja, compreender o que te deixa de fato estressado, há ainda outras formas naturais para tratar o estresse. Muito embora todas elas estejam ligadas a mudanças de hábitos, elas são eficazes e podem melhorar significativamente a sua qualidade de vida. São elas:

Pratique exercícios físicos

Quando você faz uma atividade física, você não somente eleva a sua autoestima, mas como também beneficia o seu organismo com um todo. Afinal de contas, durante a prática de atividades físicas o organismo produz hormônios importantes, como adrenalina, endorfina e cortisol, por exemplo. Enquanto as duas primeiras substâncias atuam na redução dos níveis de estresse, o cortisol age como um poderoso anti-inflamatório.

Adote uma alimentação equilibrada

Outra forma natural de tratar os sintomas do estresse é por meio de uma alimentação saudável. Até mesmo porque o consumo de ingredientes naturais regula as funções metabólicas e aumenta os níveis de serotonina no organismo. Aliás, alimentos como lentilha, feijão, linhaça, castanhas, quinoa, peixes (principalmente salmão, sardinha e atum), além de frutas como abacaxi e banana contribuem efetivamente para a produção de serotonina e redução dos sintomas do estresse.

Durma bem

Ademais, ter uma boa noite de sono também ajuda a ficar menos estressado no dia seguinte. Isso é possível graças à regulação do cortisol e à regeneração das funções do organismo durante o sono. Assim, o corpo descansa e se prepara melhor para agir mediante as situações inesperadas do dia seguinte.

Afaste-se do celular

O excesso de estímulos também tem sido um dos fatores desencadeadores de estresse, depressão e de outras condições psicológicas. E um dos instrumentos propagadores desses estímulos estressantes sem dúvida tem sido o celular. E isso é possível graças à popularização da internet nesses dispositivos, que deixam as pessoas cada vez mais dependentes de redes sociais, aplicativos de conversa e motores de busca. É claro que o smartphone pode ser um grande aliado e otimizar tarefas escolares e profissionais. Porém, o seu uso precisa ser algo equilibrado, sem excessos. Além disso, não se deve usar o celular antes de dormir.

Invista em aulas online

Por fim, você também pode tratar os sintomas do estresse por meio de aulas online com foco em saúde e bem-estar. A grande vantagem delas é que você pode escolher a atividade de acordo com o seu perfil. Neste contexto, o yoga e o pilates são excelentes alternativas, já que são métodos complementares. O primeiro, por exemplo, consiste em uma técnica milenar indiana focada em oferecer ao praticante relaxamento mental, autoconhecimento e bem-estar físico. Isso é possível graças aos seus exercícios, que combinam asanas (posturas), pranayamas (respiração) e técnicas de meditação.
Já o pilates, é um método de exercícios físicos centenário, que assim como o yoga, também é pautado em técnicas de respiração e concentração. Entretanto, seu foco maior está no alinhamento postural, tratamento de dores e coordenação motora.
Outra grande vantagem das aulas online é que você não precisa sair de casa para realizar os exercícios. Ou seja, basta ter um computador, tablet ou TV com acesso à internet para assistir às aulas. E, para facilitar ainda mais a sua vida, o Namu muito em breve disponibilizará um aplicativo de celular, que reunirá em um único lugar aulas online para o corpo e para a mente. Dessa forma, com apenas alguns toques na tela do seu celular você terá acesso a aulas de yoga, de pilates, de meditação, alimentação saudável e atividades físicas para praticar onde estiver e quando quiser. Além disso, ainda contará com aulas personalizadas de acordo com os seus objetivos. Gostou? Então clique aqui e se inscreva para conhecer aplicativo Namu e ter acesso a todos os benefícios em primeira mão.

Recomendados
Saúde

Conheça 7 alimentos que ajudam na TPM

Ela tem data certa para aparecer e todo mês ela...

Saúde

Os 4 principais motivos que levam ao estresse no home office

Que o home office já é uma realidade para muita...