fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Gerais »

Gerais

8 fatos sobre o manjericão que você não sabia

Usada desde a Grécia Antiga na culinária, o manjericão é uma planta que possui aroma e sabor únicos. Por isso, a erva, que em alguns lugares também é conhecida como alfavaca, é muito utilizada para temperar carnes, ovos, saladas e sopas. Mas, você sabia que existem fatos sobre o manjericão que provavelmente você desconhece?   […]
Equipe Namu
10/03/21
Usada desde a Grécia Antiga na culinária, o manjericão é uma planta que possui aroma e sabor únicos. Por isso, a erva, que em alguns lugares também é conhecida como alfavaca, é muito utilizada para temperar carnes, ovos, saladas e sopas. Mas, você sabia que existem fatos sobre o manjericão que provavelmente você desconhece?   Embora o uso na culinária seja a forma de consumo mais utilizada entre as pessoas, o manjericão oferece benefícios que vão muito além de saborear e aromatizar diversas receitas. Afinal, a planta também possui propriedades terapêuticas capazes de tratar diversas condições de saúde. Saiba mais sobre essa poderosa erva no artigo a seguir.  

Propriedades e tipos de manjericão

  Um dos fatos sobre o manjericão bem interessante é que ao contrário do que se imagina a erva pode ser consumida de diversas maneiras. Além de servir para temperar receitas diversas, é possível usar a planta em xaropes, pomadas, chás e em sucos desintoxicantes.   Toda essa versatilidade se deve principalmente às suas propriedades terapêuticas. A planta é rica em flavonóides, antioxidantes e em vitaminas A, B, C e K. Além disso, também possui minerais essenciais à saúde como ferro, cálcio e zinco e magnésio.   Outro entre os fatos sobre o manjericão bem curioso é que existem vários tipos da planta, embora aqui no Brasil o mais utilizado seja o manjericão doce (ou alfavaca).    
  • Basilicão: erva mediterrânea de aroma marcante que lembra cravo e sabor amargo. Assim como a variação da alfavaca, serve para temperar carnes, saladas, ovos e massas;
  • Manjericão tailandês: ingrediente muito usado na gastronomia asiática, tem aroma refrescante e sabor cítrico, bem parecido com o limão. Serve para temperar carnes, sopas e molhos;
  • Manjericão francês: possui notas de cravo, aroma suave, propriedades ansiolíticas e é mais utilizado na forma de chá;
  • Manjericão roxo: por ter um sabor mais suave, essa erva não é muito utilizada para temperar pratos quentes, apenas saladas. Por possuir propriedades digestivas e diuréticas, a planta também é consumida na forma de chás.
 

Um grande aliado para a saúde: 8 fatos sobre o manjericão que você precisa conhecer

 

1. Fortalece o sistema imunológico

  Além dos fatos sobre o manjericão já pontuados anteriormente, vale ainda a pena destacar que o consumo da erva pode aumentar a produção de anticorpos pelo organismo em até 20%. Isso, por sua vez, combate doenças como gripes, resfriados e alergias.   Para obter tais benefícios, você pode mastigar as folhas da planta ou então utilizá-las para fazer um chá. Já para aliviar irritações e dores de garganta, o ideal é fazer um gargarejo com a erva.  

2. Combate a artrite reumatoide

  Outro detalhe bem interessante sobre essa erva é que ela possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias e por isso, é uma grande aliada no tratamento da artrite reumatóide e de problemas digestivos inflamatórios. Mas não é só isso. As propriedades anti-inflamatórias dessa poderosa plantinha também curam faringite e laringite.  

3. Alivia o estresse e a ansiedade

  Ademais, possuir propriedades ansiolíticas também está entre curiosos fatos sobre o manjericão. Segundo especialistas, mascar de 10 a 12 folhas da erva duas vezes ao dia pode contribuir para aliviar os sintomas do estresse e da ansiedade.   Isso se deve à corticosterona, substância que atua sobre o sistema nervoso e que é encontrada na planta. Além disso, a corticosterona também melhora a circulação cerebral, melhorando a memória e a concentração.  

4. Bom para o coração

  Graças ao magnésio, o manjericão melhora o fluxo sanguíneo no coração. Nesse sentido, ele se torna uma arma poderosa contra doenças cardíacas como infarto e hipertensão arterial.  

5. Elimina pedras nos rins

  E como se já não bastassem todos os benefícios anteriores do manjericão, a erva também atua no funcionamento renal. Além de tratar infecção urinária, ela também facilita a eliminação de pedras nos rins.   Para isso, no entanto, o recomendado é consumir as folhas frescas de manjericão, e não secas.  Você pode colocar de 5 a 6 folhas da erva infusão em uma xícara de água e tomar a mistura em jejum logo pela manhã. Mas, também pode fazer um suco com as folhas da erva e tomar com mel ou limão. Em ambos os casos, o ideal é que você repita o processo no mínimo por 6 meses.  

6. Melhora a saúde bucal

  E para quem acha que acabou, melhorar a saúde da boca é mais um dos fatos sobre o manjericão que você precisa conhecer. Também graças às suas propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e bactericidas, a erva combate o mau hálito, gengivite e outras condições periodontais.

7. Melhora a visão

  Além de contribuir para que você tenha um lindo sorriso, o manjericão ainda protege a córnea do olho, graças à vitamina A presente na erva. Além disso, melhora a visão em condições com pouca iluminação.  

8. Pele mais bonita

  É claro que cuidar da sua pele com cosméticos naturais pode deixá-la mais bonita e com a aparência jovem por mais tempo. Mas, você sabia que o manjericão também pode cuidar da sua cutis de forma natural?   Suas propriedades bactericidas ajudam a eliminar os agentes causadores da acne, enquanto sua ação antisséptica e cicatrizante seca as feridas mais rapidamente, reduzindo as cicatrizes e manchas pela pele.   

Onde aprender a aplicar os benefícios do manjericão e de outros ingredientes naturais?

  Certamente agora você já conhece vários fatos sobre o manjericão e como ele pode contribuir para a sua saúde e qualidade de vida, não é mesmo? Então que tal utilizá-lo no seu dia a dia? Não tem intimidade com a cozinha? Não tem problema! Conheça os cursos online de alimentação saudável da Namu e transforme a sua saúde comendo melhor.   Na maior plataforma de saúde e bem-estar da atualidade você encontra aulas ministradas pelos melhores profissionais do mercado, que vão te ajudar a compreender o papel de cada ingrediente em seu organismo, incluindo o manjericão.  E você ainda pode optar por aulas de refeições veganas, vegetarianas, sem glúten e sem lactose, caso possua uma dieta restritiva. Gostou? Então clique aqui e descubra como ter uma vida mais equilibrada através da alimentação.    

   

Recomendados
Gerais

Reeducação alimentar: o que é preciso para começar?

Além de disposição, para iniciar uma reeducação...

Gerais

Como funciona um aplicativo de reeducação alimentar?

A reeducação alimentar regula o metabolismo, fo...