fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Gerais » Lactose

Gerais

Intolerância à Lactose: aplicativos de alimentação saudável

Se você tem intolerância à lactose, deve saber bem como é difícil encontrar receitas restritivas de qualidade para manter uma dieta adequada. A boa notícia é que graças aos avanços tecnológicos você pode cuidar da sua alimentação onde e quando quiser. Para isso, basta apenas baixar um aplicativo de saúde e bem-estar que ofereça receitas […]
Equipe Namu
02/03/21
Se você tem intolerância à lactose, deve saber bem como é difícil encontrar receitas restritivas de qualidade para manter uma dieta adequada. A boa notícia é que graças aos avanços tecnológicos você pode cuidar da sua alimentação onde e quando quiser. Para isso, basta apenas baixar um aplicativo de saúde e bem-estar que ofereça receitas de diversas dietas. Quer saber como cuidar da sua saúde sem abrir mão de apreciar os sabores da vida? Então acompanhe o artigo a seguir.  

Mas afinal, o que é intolerância à lactose?

  A intolerância à lactose é um problema de saúde que acontece quando o organismo não produz a enzima lactose em quantidades suficientes para digerir a proteína do leite animal, ou seja, a lactose. Quando não absorvida pelo organismo, a lactose se acumula no intestino grosso e sofre fermentação. Com isso, a pessoa pode apresentar alguns dos sintomas abaixo:  
  • Cólicas e dores abdominais;
  • Flatulência;
  • Diarreia;
  • Abdômen distendido;
  • Enxaqueca;
  • Vômitos.
  Um dos grandes erros com relação à intolerância à lactose é acreditar que apenas restringindo o consumo de leite de vaca o problema acaba. Ledo engano! Afinal, o problema não ocorre apenas com a ingestão do leite em si, mas também com o consumo dos seus derivados, como queijos e iogurtes, por exemplo.  

Intolerância à lactose x alergia ao leite

  Embora a intolerância e a alergia sejam condições muito confundidas entre as pessoas, saiba que elas não são a mesma coisa. Apesar de terem em comum o mesmo inimigo, a lactose, há uma grande diferença entre os dois problemas.   Enquanto a intolerância à lactose está relacionada à incapacidade do organismo de produzir a enzima lactase, responsável por digerir a lactose, a alergia ao leite está relacionada a uma reação do sistema imunológico da pessoa, que encara a proteína do leite como uma substância prejudicial ao organismo e produz anticorpos contra ela.    Já quanto aos sintomas da alergia ao leite, os mais comuns são:  
  • Inchaço no rosto;
  • Diarreia;
  • Falta de ar;
  • Vômito;
  • Coceiras e manchas vermelhas pelo corpo;
  • Tosse.
  O fato é que ambos os sintomas são desagradáveis e exigem dieta restritiva. No entanto, graças aos aplicativos de celular, você pode ter acesso a receitas confiáveis com apenas alguns cliques.  

Várias receitas em um único lugar

  Se você costuma “dar um Google” para preparar o seu cardápio semanal, sabe o quanto essa tarefa toma seu tempo, não é mesmo? Além disso, você ainda deve acabar esbarrando com as mesmas receitas.   Contudo, ao baixar um aplicativo de celular, todo esse trabalho de pesquisa é otimizado. Afinal de contas, a solução tecnológica reúne em um único lugar várias receitas para intolerância à lactose, ao glúten e até mesmo para diabéticos. Além disso, você também tem acesso a dietas vegetarianas, veganas e low carb. E todas elas elaboradas, testadas e aprovadas por nutricionistas e/ou chefs da gastronomia saudável.

Programas completos de refeições de uma mesma categoria

  E se você não tem tempo disponível para montar um planejamento semanal de refeições, deixa que o aplicativo faz isso por você também. Para facilitar a sua vida, alguns deles oferecem programas de refeições conforme a sua necessidade alimentar.   Assim, se você é intolerante à lactose, basta escolher essa funcionalidade para receber sugestões de programas de acordo com o seu objetivo. Eles oferecem receitas para todas as refeições do dia, do café da manhã ao jantar. Além disso, possuem cardápios variados, nutritivos e saborosos para duas semanas. Com os programas, certamente você vai otimizar o seu tempo e descobrir que é possível se alimentar bem sem abrir mão da saúde.  

Lista de compras para quem tem intolerância à lactose

  E para colocar a dica acima em prática será preciso garantir os ingredientes, não é mesmo? Então, que tal receber uma lista de compras conforme o programa selecionado? Não se esqueça de que para manter uma alimentação restritiva, é preciso de planejamento. É ele quem garante que você vai seguir direitinho o programa e não vai pular nenhuma receita.   Por isso, na hora de buscar por um aplicativo de alimentação saudável, não se esqueça de verificar antes se ele tem essa funcionalidade. Ela é muito útil para que você vá ao mercado ou à feira e garanta todos produtos necessários para preparar as suas receitas. Mas não só isso. A lista de compras te ajuda a otimizar o seu tempo, pois com ela você não vai precisar ficar anotando nada.  

Contador de calorias

  E não é porque você está restringindo o leite e seus derivados que a sua refeição vai ficar menos calórica, viu? Aliás, alguns ingredientes de origem vegetal são bem calóricos e devem ser consumidos com moderação para evitar o ganho de peso.    Para evitar esse problema, nada melhor do que um contador de calorias. Essa opção é baseada em suas informações pessoais, como altura, peso e idade, por exemplo. Personalizável, ela te ajuda a não comer mais do que precisa e a manter a boa forma em dia.  

Controle de ingestão de água 

  A água é indispensável para o nosso organismo. Ela regula a temperatura corporal, a transportar os nutrientes para as células, a manter o corpo hidratado, a eliminar toxinas e a minimizar os sintomas da intolerância à lactose. Mas, se você não tem o hábito de beber água regularmente, mais uma vez pode recorrer à tecnologia.   Alguns aplicativos são tão completos que além de todas as funcionalidades descritas anteriormente, também oferecem o controle de ingestão hídrica. Por meio de lembretes que podem ser configurados para um tempo determinado, eles te ajudam a se manter hidratado sem nenhuma dificuldade. Basta manter uma garrafinha de água consigo e seguir à risca as recomendações do aplicativo. Agora que você já sabe que aplicativos de celular podem te ajudar a conviver com a intolerância à lactose de forma muito prática, já pode baixar o melhor do mercado para ter acesso a todas as funcionalidades mencionadas neste artigo. Conheça o super app Namu e tenha na palma da sua mão uma vida mais saudável, equilibrada e feliz.

Recomendados
Gerais

Lancheira infantil barata e saudável | Volta às aulas

Sabemos que a preocupação de muitas famílias é ...

Gerais

Como se manter saudável na quarentena

Desde março de 2020 o isolamento social, medida...