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Criando uma rotina de horários para cuidar da saúde

Ter um estilo de vida saudável é fundamental para o corpo e para a mente. Cuidar da alimentação, fazer exercícios físicos e praticar atividades de relaxamento mental estão entre as atitudes que te ajudam a ter qualidade de vida. Mas como conciliar estudos, trabalho, família e mais essas práticas? Bem, nesse caso, o melhor caminho […]
Equipe Namu
09/03/21
Ter um estilo de vida saudável é fundamental para o corpo e para a mente. Cuidar da alimentação, fazer exercícios físicos e praticar atividades de relaxamento mental estão entre as atitudes que te ajudam a ter qualidade de vida. Mas como conciliar estudos, trabalho, família e mais essas práticas? Bem, nesse caso, o melhor caminho é criar uma rotina de horários. Assim, mesmo que você tenha uma rotina super agitada, vai conseguir cuidar da saúde sem nenhuma dificuldade. Saiba como no artigo a seguir.  

Por que ter uma rotina de horários é tão importante?

Não sei se você sabe, mas o nosso organismo precisa de pelo menos 21 dias para se acostumar com uma nova tarefa, transformando-a em um hábito. Por isso, criar uma rotina de horários é fundamental para ajudar o cérebro a compreender e aceitar essa transformação. Inicialmente, mudar pode até parecer algo difícil. Mas, ao fazer uma determinada atividade sempre no mesmo horário essa mudança tende a ficar bem mais fácil. É justamente por isso que escovar os dentes após as refeições ou antes de dormir é uma tarefa praticamente automática. Afinal de contas, há quanto tempo você a realiza nos mesmos horários, não é mesmo? Entretanto, caso sinta dificuldades em criar uma rotina de horários para cuidar da sua saúde física e mental, não desanime! Felizmente, hoje em dia bons aplicativos de saúde e bem-estar podem te ajudar a fazer isso com apenas alguns cliques. Os melhores, inclusive, oferecem até dicas úteis de como abandonar velhos hábitos e transformar a vida com algumas atitudes simples:

Durma e acorde sempre no mesmo horário

Sem dúvida alguma dormir bem é fundamental para a saúde física e mental. Só para você ter uma ideia, uma boa noite de sono contribui para a renovação celular, estimula a produção de hormônios importantes e ajuda a recarregar as baterias para os desafios do dia seguinte. No entanto, de nada adianta dormir 8 horas em um dia, 2 horas em outro e nada no dia seguinte. Por isso, criar uma rotina de horários para dormir e para acordar é de extrema importância. De acordo com o Ministério da Saúde, um adulto precisa dormir de 7 a 9 horas por noite, enquanto uma criança, dependendo da sua faixa etária, pode necessitar de até 14 horas de sono. Talvez no início você tenha um pouco de dificuldades para relaxar e adormecer, o que é super normal. Mas, a boa notícia é que a tecnologia pode tornar esse processo muito mais simples, basta baixar um aplicativo em seu celular que tenha meditação guiada Por meio de instruções de profissionais renomados, você alcança o relaxamento profundo e adormece mais facilmente. Conforme a prática se torna um hábito em sua vida, você obtém equilíbrio físico e mental e consequentemente mais qualidade de vida.

Cuide da alimentação

Outra dica para cuidar da saúde mesmo tendo uma rotina corrida é se alimentar adequadamente. Mas não basta investir em um cardápio funcional, vegetariano ou vegano, viu? É preciso também se alimentar diariamente nos mesmos horários, para se sentir mais saciado e melhorar os processos metabólicos do organismo. Além disso, fixar um horário para as refeições também contribui para:
  • Controlar o peso;
  • Reduzir o colesterol;
  • Controlar os níveis de glicose no organismo, afastando doenças como o diabetes.
E mais uma vez você pode recorrer à tecnologia para criar uma rotina de horários para as suas refeições. Basta configurar em seu aplicativo um horário para o seu café da manhã, almoço, lanche e jantar. Certamente essa funcionalidade vai te ajudar a manter a disciplina, o foco e a comer bem sem abrir mão da saúde.

Crie uma rotina de horários para a hidratação

Por incrível que pareça, algumas pessoas sentem uma tremenda dificuldade em criar o hábito de beber água. Embora a água faça parte de vários processos fisiológicos, o seu consumo ainda é negligenciado por muitos.  Um estudo alerta, inclusive, que os brasileiros bebem pouca água. De acordo com o estudo, dos 2.703 entrevistados brasileiros, apenas 58% cumpriram a ingestão total de líquidos de 2l para homens e 1,6l para mulheres. Agora, quando foram analisadas as bebidas consumidas, pasme: 32% delas eram de sucos e líquidos açucarados.  O fato é que nenhuma outra bebida é capaz de substituir a água no organismo. Além de participar de vários processos metabólicos, a água também ajuda a regular a temperatura do corpo e a eliminar as toxinas do organismo através da urina e do suor. Portanto, se você também é do tipo de pessoa que bebe pouca água, está na hora de repensar essa atitude. E mais uma vez graças aos aplicativos de celular você pode criar esse hábito com apenas alguns cliques na tela do seu celular.  Isso porque alguns apps são tão completos que além das funcionalidades descritas anteriormente, também oferecem controle de ingestão de água. Com base em suas informações pessoais, eles te mostram a quantidade que você precisa consumir diariamente e enviam lembretes para o seu celular para que você não se esqueça de se manter hidratado. 

A tecnologia como grande aliada para criar uma rotina de horários

Conforme você pode perceber, com a ajuda da tecnologia criar novos hábitos fica muito mais fácil. Mas, como escolher um aplicativo completo, que ofereça essas e várias outras funcionalidades? Nesse caso, basta pesquisar em sua loja de aplicativos pelo super app Namu. Ele é o único do mercado que oferece um programa completo para a sua saúde e o seu bem-estar. Só para se ter uma ideia, são mais de 240 aulas de atividades físicas, mais de 980 refeições de dietas diversas e mais de 150 meditações guiadas que podem ser acessadas quando e onde você quiser. Gostou? Então conheça o super app Namu, o aplicativo que está revolucionando a forma de as pessoas cuidarem de si mesmas. Confira!

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