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Meditação

Benefícios da meditação: 7 motivos para começar a meditar

Conheça 7 benefícios da meditação e saiba como essa atividade milenar pode contribuir para que você tenha mais qualidade de vida.
Da redação
30/09/20
Muito embora essa seja uma prática milenar famosa, os benefícios da meditação ainda são desconhecidos por muitos. O fato é que eles são comprovados cientificamente e são tão relevantes para a saúde física e mental de um indivíduo que fazem parte das práticas integrativas oferecidas pelo SUS. Portanto, se você deseja saber mais sobre o assunto, acompanhe o artigo a seguir. Nele, você conhecer 7 benefícios da meditação, bem como onde praticar a atividade.  

O que é meditação?

  A meditação é uma técnica de concentração, que tem como principal objetivo fazer com que o praticante adquira o autoconhecimento. Oriental, a meditação surgiu entre os anos 1500 e 1000 a.C e até os dias atuais é utilizada para aquietar a mente e dessa forma combater males como estresse, ansiedade e depressão. Para alcançar a concentração, a técnica mais utilizada é a de focar o pensamento em algo, que pode ser um objeto, uma imagem ou em alguma atividade que esteja sendo realizada. No entanto, existe também a meditação guiada, que é muito recomendada para iniciantes na prática. Por meio dela, você alcança o autocontrole com as instruções fornecidas por um guia, que pode ser um professor, um podcast ou uma videoaula, por exemplo. Ela se mostra bem eficaz para alcançar o relaxamento necessário e pode ser praticada em qualquer lugar.  

Benefícios da meditação 

  Agora que você já sabe o que é meditação, quando ela surgiu e qual é o seu objetivo principal, está na hora de conhecer os benefícios da prática. Cabe ressaltar que todos eles são comprovados cientificamente e que podem contribuir para a sua qualidade de vida. Confira.  

Combate a enxaqueca

  De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Harvard, a meditação é um excelente caminho para o alívio da enxaqueca. No estudo, 19 adultos que sofriam com o mal foram divididos em dois grupos distintos. No primeiro, 10 pessoas fizeram aulas 8 de meditação e yoga para a redução do estresse e receberam instruções para praticar as atividades 45 minutos por dia, durante cinco dias na semana por 8 semanas consecutivas. Por outro lado, o segundo grupo, formado por 9 pessoas, recebeu cuidados médicos comuns. O resultado não poderia ser diferente. Os participantes do estudo que praticaram técnicas de yoga e atenção plena tiveram dores significativamente mais leves e crises de enxaqueca mais curtas, quando comparados aos participantes tratados apenas com medicamentos.  

Melhora a qualidade do sono

  Muitas vezes a má qualidade do sono está ligada a uma mente inquieta. Nesse sentido, praticar a meditação antes de dormir acalma os pensamentos, proporcionando relaxamento e induzindo o praticante ao sono. E foi exatamente o que um estudo realizado pela Universidade de Alberta, no Canadá, comprovou. O estudo teve como objetivo registrar o tempo necessário para adormecer de um grupo cujos pacientes sofriam com insônia. Para isso, foi registrado o tempo necessário para o adormecimento 30 dias antes e 30, 60, 90 dias depois de começarem a praticar a meditação transcendental. A princípio, o tempo para adormecer, que antes era de 75,6 minutos, caiu 15 minutos e se manteve estável mesmo 1 ano após o estudo.  

Mais foco e concentração

  Além dos estudos mencionados anteriormente, outro estudo, desta vez realizado pela Universidade de Harvard, revelou que as pessoas passam cerca de 47% das suas horas pensando em algo diferente do que o que estão fazendo. Nesse sentido, o Mindfulness é um grande aliado contra a divagação mental que tanto traz infelicidade. Isso porque a técnica ensina como dispersar as distrações, elevando a percepção dos pensamentos, emoções e sentimentos. Ela ensina a focar a atenção no presente e dessa forma promove a concentração, a consciência corporal e o maior controle sobre si mesmo.

benefícios da meditação guiada

Ajuda em atividades multitarefas

  Saber lidar com a pressão no trabalho e com a realização de várias tarefas ao mesmo tempo também é um dos grandes benefícios da meditação. E nesse caso, uma pesquisa realizada pela Universidade de Washington foi quem comprovou tais efeitos benéficos. O estudo contou com três grupos formado por cerca de 15 pessoas cada. O primeiro grupo teve 8 semanas de treinamento Mindfulness, enquanto o segundo grupo participou do mesmo treinamento, porém, algum tempo depois. Já o grupo C foi submetido a 8 semanas de relaxamento corporal. Para determinar os benefícios da meditação os participantes tiveram que realizar algumas tarefas comuns em escritórios, como por exemplo, agendar reunião, escrever memorando, atender telefone, responder e-mails, atender à porta, entre outras tarefas. E tudo isso em apenas 20 minutos. Como resultado, o primeiro grupo, que já iniciou o estudo participando de treinamentos de Mindfulness foi o que obteve mais êxito na realização das atividades.  

Aplaca o estresse, a ansiedade e promove o bem-estar psicológico

  Inegavelmente viver em estado de estresse pode ser extremamente desgastante para seu corpo. Contudo, graças à prática regular da meditação você pode se livrar de uma vez por todas do estresse, da ansiedade e de problemas como dor crônica. Estudos revelam, inclusive, que um dos benefícios da meditação Mindfulness é promover o bem-estar psicológico. Afinal, ela permite ao praticante monitorar suas sensações, sentimentos e pensamentos, bem como perceber o seu lugar e papel no mundo.  Essa compreensão sobre si mesmo afasta sentimentos negativos, ensina a lidar com situações de conflito e reduz a ansiedade, vez que promove uma profunda conexão com o momento presente.  

Eficaz no tratamento da compulsão alimentar

  A prática Mindfulness também tem se mostrado eficaz no tratamento da compulsão alimentar, que causa obesidade e uma série de outras doenças. O programa MB-EAT, coordenado pela Prof. Jean Kristeller, diz muito a respeito disso. Ele chama a atenção para um comer consciente, baseado na técnica de Mindfulness. De acordo com Kristeller, comer com atenção é uma maneira poderosa de se relacionar com suas experiências alimentares, de mudar seu relacionamento com seu próprio corpo e de fazer escolhas mais assertivas para nutrir o seu organismo.   

Controla a pressão alta 

  Por fim, um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) também comprovou os benefícios da meditação, só que desta vez sobre o controle da pressão sanguínea. Para chegar aos resultados, foram avaliadas as pressões arteriais de 5 mulheres adultas hipertensas com idade entre 30 e 50 anos antes e depois de sessões de meditação. Como resultado, observou-se a redução de PAS e PAM do período matutino.   Conforme você conferiu acima, vários são os benefícios da meditação para a sua saúde física e mental. Então, caso queira obter essas e muitas outras vantagens para o seu dia a dia, conte com o aplicativo Namu. Ele oferece várias soluções integradas para o seu bem-estar, como aulas de meditação, yoga, pilates, fitness e gastronomia saudável. Assim, você não vai precisar de vários aplicativos para cuidar de si mesmo e ainda poderá fazer isso sempre que quiser, onde estiver. Gostou? Então clique aqui e saiba mais a respeito do app que vai revolucionar a sua rotina de autocuidado.

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