fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Gerais »

Gerais

O que é o equilíbrio entre corpo e mente e como conseguir isso?

Confira 5 dicas eficazes para equilibrar corpo e mente e ter um dia a dia mais leve e feliz
Da redação
29/05/20
“Mente sã, corpo são”. Certamente você já ouviu essa frase proferida pelo poeta romano Juvenal no século I a.C. Mas, você sabe o que ela significa? Ela quer dizer que o nosso corpo e mente estão conectados. Portanto, para ter saúde e qualidade de vida não basta apenas cuidar do aspecto físico: é preciso também cuidar das emoções e sentimentos. Quer aprender a atingir o tão cobiçado equilíbrio entre corpo e mente? Então acompanhe o artigo a seguir. Nele, você encontrará dicas especiais que te auxiliarão a ter uma rotina mais leve e feliz!

A importância de equilibrar corpo e mente

O ponto de equilíbrio entre corpo e mente é algo um tanto subjetivo. Afinal, cada pessoa reage às exigências da vida de forma diferente. No entanto, pode-se definir esse equilíbrio como o alcance de sentimentos positivos que sejam capazes de proporcionar bem-estar físico e mental. Entre eles, destacam-se a paz, a alegria, o perdão, o otimismo entre tantos outros. É claro que a prática regular de atividades físicas e a adoção de uma dieta equilibrada também contribuem para um corpo e uma mente saudáveis. Porém, é preciso primeiramente domar as próprias emoções e utilizá-las ao seu favor para obter os benefícios da caminhada diária ou então, da nova dieta.

Sinais de desequilíbrio

Quando o nosso emocional não está bem, nosso corpo pode manifestar vários sintomas. É sempre bom estar atento a eles, para buscar por ajuda e evitar danos físicos e psicológicos:
  • Estresse crônico;
  • Depressão;
  • Distúrbios do sono, como insônia, bruxismo e síndrome das pernas inquietas;
  • Dores nas costas, pernas e pescoço;
  • Indisposição durante o dia;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Autoconfiança abalada, sem iniciativa para tomadas de decisão importantes;
  • Transtornos alimentares, que podem provocar obesidade ou magreza extrema;
  • Problemas com relacionamentos amorosos, incluindo a perda de libido.

5 dicas infalíveis para equilibrar corpo e mente

Se você acredita que equilibrar corpo e mente seja uma tarefa árdua, desconstrua essa ideia! A seguir, você compreenderá que com algumas atitudes simples é possível resgatar essa união dentro de si e viver em plenitude! meditação transcendental

1. Tenha uma alimentação equilibrada

Parece clichê, mas uma alimentação saudável é fundamental para quem deseja ter uma rotina mais feliz. Isso porque, ao contrário do que muitos pensam, ela influencia não apenas na aparência: ela também impacta no aspecto hormonal e psicológico do indivíduo. Por exemplo, alimentos como as oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas) são ricos em selênio, um mineral com poderosas propriedades antioxidantes. Ele auxilia na redução do estresse e é importante para a manutenção das atividades cerebrais. Já o leite e os frutos do mar são alimentos essenciais para combater o mau humor. Enquanto o primeiro estimula a produção de serotonina, o segundo grupo é rico em zinco, que combate a ansiedade. Quem tem problemas hormonais também encontra na alimentação saudável um excelente remédio. O brócolis, por exemplo, regula os níveis de estrogênio, hormônio feminino. Já a batata doce equilibra os níveis de glicose no sangue, controlando a produção do hormônio insulina. Quer saber como a alimentação e o humor se relacionam? Então não deixe de ler este artigo.

2. Tenha uma boa noite de sono

Ter uma boa noite de sono é tão importante quanto se alimentar bem para equilibrar corpo e mente. Afinal, não dormir bem pode causar verdadeiros transtornos em seu dia a dia, como falta de concentração, cansaço excessivo, dores musculares, estresse entre vários outros. No entanto, não basta apenas passar as 8 horas diárias recomendadas deitado em um cama. Para que o corpo possa descansar e se recuperar para o dia seguinte, também é preciso que o sono tenha qualidade. E para que isso seja possível, nada melhor do que fazer uma boa higiene do sono. Trata-se, na realidade, de um conjunto de atitudes benéficas antes do sono que possuem como objetivo principal melhorar a qualidade do descanso noturno. Entre elas, podemos destacar:
  • Não consumir alimentos estimulantes antes de dormir (café, refrigerantes, bebidas alcoólicas);
  • Deitar-se sempre no mesmo horário;
  • Evitar dormir durante o dia;
  • Optar por refeições leves na janta;
  • Não praticar exercícios físicos perto do horário de dormir;
  • Dormir em ambiente que estimule o sono, como um quarto escuro, organizado, sem barulhos externos.
Caso execute os procedimentos acima e ainda assim encontre dificuldade para dormir, chás naturais como camomila e erva cidreira podem ser bastante úteis.

3. Pratique a meditação

Não há atividade mais benéfica para corpo e mente que a meditação. Ela ajuda a controlar a ansiedade, melhora a concentração, promove o autoconhecimento e gera a paz interior. Dessa forma, você obtém mais serenidade em sua vida pessoal e profissional. Caso você seja iniciante nessa prática milenar, poderá contar com a meditação guiada ou com cursos online de meditação. Em ambos os casos, você será auxiliado por profissionais experientes e aprenderá as melhores técnicas para trazer essa atividade para a sua rotina.

4. Busque a autenticidade

Muitas vezes nos moldamos para caber nos padrões que acreditamos serem os corretos para a vida social. Com isso, pouco a pouco matamos nossa personalidade e nossa autenticidade, nos tornando verdadeiros robôs. Sendo assim, em sua jornada de equilíbrio entre corpo e mente, busque resgatar aquilo que você mais gosta de fazer e que realmente te representa. Pode ser músicas, filmes, viagens, livros, comidas... O que importa é proporcionar a si mesmo um encontro com sua própria personalidade. Desse modo, você aprenderá a curtir mais sua própria companhia e aprenderá a valorizá-la cada vez mais.

5. Inclua o yoga em sua rotina

A prática regular de atividades físicas é fundamental para ter mais vitalidade e saúde. O yoga, por sua vez, é bem vantajoso por tratar-se de um exercício físico de baixo impacto. Inclusive, ele pode ser praticado por pessoas de todas as idades até mesmo em casa. Com o objetivo principal de promover o equilíbrio entre corpo e mente, essa prática milenar se utiliza de técnicas de respiração, de meditação e de posturas. Além de promover o condicionamento físico, o yoga também contribui para o relaxamento e o controle emocional. Quer alcançar o equilíbrio físico e emocional, mas não sabe por onde começar? Então assista a uma aula gratuita de Hatha Vinyasa Yoga online com a professora Camila Reitz. Temos certeza de que essa aula servirá de inspiração para que você busque ter uma vida muito mais tranquila e feliz!

Recomendados
Gerais

7 dicas para acabar com o sedentarismo no home office

Sem dúvida alguma o home office possui muitas v...

Gerais

Home office: como organizar a rotina de treinos?

Trabalhar em home office tem sido um grande des...