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7 dicas para organizar a sua rotina de trabalho em casa

Trabalhar em casa pode trazer muitos benefícios, como flexibilidade, economia e autonomia. Porém, também pode oferecer alguns desafios, como distrações, isolamento e falta de limites entre a vida pessoal e profissional. Por isso, é importante organizar a sua rotina de trabalho em casa para manter a produtividade, a motivação e o equilíbrio. Quer aproveitar os …
Da redação
05/06/23
Trabalhar em casa pode trazer muitos benefícios, como flexibilidade, economia e autonomia. Porém, também pode oferecer alguns desafios, como distrações, isolamento e falta de limites entre a vida pessoal e profissional. Por isso, é importante organizar a sua rotina de trabalho em casa para manter a produtividade, a motivação e o equilíbrio. Quer aproveitar os benefícios do home office sem comprometer a sua produtividade e o seu bem-estar? Então confira as dicas que a Namu preparou para você. Ao colocá-las em prática, certamente você terá um dia a dia mais produtivo, eficiente e com mais qualidade de vida!

Defina um horário para o trabalho em casa

Uma das vantagens de trabalhar em home office é ter autonomia e flexibilidade de horários, mas isso não significa que você pode trabalhar o tempo todo. É importante definir uma rotina de trabalho que seja compatível com as suas demandas profissionais e pessoais. Sendo assim, comece estabelecendo horário para começar e terminar o seu expediente, bem como horários para fazer pausas e intervalos. Respeite os seus horários e evite distrações que possam atrapalhar o seu rendimento, como redes sociais e televisão, por exemplo. Evite também misturar as tarefas domésticas com as profissionais, pois isso pode gerar estresse e sobrecarga. Além disso, evite trabalhar fora do horário estipulado, a menos que seja necessário ou combinado previamente com o seu empregador. Ao fim do expediente, faça uma atividade que você goste. Pode ser uma caminhada, assistir um filme ou ler um capítulo de um livro. Isso vai ajudar a criar uma disciplina e uma rotina, fazendo com que o cérebro entenda que o seu dia de trabalho definitivamente terminou.

Prepare o ambiente de trabalho

Não é porque você vai trabalhar em casa que poderá fazer isso de qualquer jeito. Para ter produtividade, é essencial que você tenha um espaço adequado para realizar as suas atividades profissionais, de forma que consiga manter o foco e a concentração. Em primeiro lugar, procure um lugar na sua casa que seja silencioso, iluminado e ventilado para montar o seu home office. Organize a sua mesa de trabalho com os materiais e equipamentos que você precisa, como computador, telefone, agenda, canetas e papéis. Escolha uma cadeira ergonômica para garantir a boa postura e a sua saúde. Mantenha tudo limpo e organizado para facilitar o seu dia a dia e deixe uma garrafa de água por perto para se hidratar.

Elabore uma lista de tarefas

Uma das grandes dificuldades de quem trabalha em home office é gerenciar o tempo e organizar as atividades que devem ser priorizadas. Para vencer esse desafio, o recomendado é fazer uma lista de tarefas diárias, começando pelas mais importantes ou urgentes. E não se esqueça de estipular um tempo necessário para a conclusão de cada tarefa. Dessa forma, você vai conseguir planejar o seu dia com mais eficiência, evitar esquecimentos ou imprevistos, ter mais controle sobre o seu trabalho e a avaliar o seu desempenho.

Faça pausas regulares durante o trabalho em casa

Lembre-se: trabalhar em casa não significa trabalhar o tempo todo ou sem parar. Nesse sentido, é importante fazer pausas regulares para descansar a mente e o corpo. Aproveite para fazer alongamentos, ginástica laboral, tomar água, fazer um lanche saudável ou conversar com alguém. Essas pausas vão ajudar a aliviar as tensões musculares e emocionais e a recarregar as energias.

Estabeleça uma rotina saudável

Além das pausas regulares, você também precisa cuidar da sua saúde física e mental. Isso inclui adotar uma alimentação equilibrada, aumentar a ingestão de água, praticar atividades físicas regulares para fortalecer os músculos e melhorar a sua circulação, e desfrutar de momentos de lazer. Inclua também na sua agenda atividades de relaxamento mental como yoga, meditação, leitura ou música. Essas atividades vão ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e a melhorar o seu humor e a sua criatividade. Além disso, vão aliviar o cansaço e melhorar a sua qualidade de vida.

Entenda: trabalhar em casa não significa trabalhar sozinho

Trabalhar em casa pode parecer solitário em um primeiro momento. Por isso, é importante manter uma comunicação efetiva com os seus colegas, gestores e clientes, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis e adequados para cada situação. Você pode, por exemplo, manter uma comunicação com sua equipe de trabalho por aplicativo de mensagens instantâneas, e-mail, telefone ou videoconferência. Seja claro, objetivo e cordial nas suas comunicações e aproveite a oportunidade para trocar informações, tirar dúvidas, dar feedbacks ou resolver problemas.

Busque ajuda profissional sempre que necessário

Trabalhar em casa pode trazer alguns benefícios para a sua saúde mental, como reduzir o estresse e a ansiedade causados pelo trânsito ou pelo ambiente de trabalho, é fato. No entanto, também pode gerar alguns problemas emocionais, como o sentimento de solidão, o isolamento social, a baixa autoestima e a falta de motivação. Por isso, é importante buscar ajuda de psicoterapeutas para lidar melhor com os seus sentimentos, pensamentos e comportamentos relacionados ao trabalho em casa. O atendimento com profissionais especializados também pode auxiliar você a desenvolver habilidades como autoconhecimento, autoconfiança e resiliência, aumentando consideravelmente a sua produtividade no trabalho. Uma forma prática e acessível de buscar ajuda profissional é por meio da teleorientação do aplicativo Namu, o mais completo app de saúde e bem-estar do mercado. Com o recurso de teleorientação, você tem 20 minutos para se conectar online e ao vivo com psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e com vários outros profissionais qualificados para buscar acolhimento de forma segura, confortável e conveniente sempre que precisar. Como apresentamos neste artigo, organizar a sua rotina de trabalho em casa pode ser um desafio, mas também uma oportunidade de melhorar a sua produtividade e a sua qualidade de vida. Com as dicas acima, você vai conseguir criar um ambiente mais produtivo para o seu trabalho em casa, equilibrando as suas demandas profissionais e pessoais.  E sempre que precisar, poderá contar com a ajuda do aplicativo Namu para cuidar da sua saúde mental e enfrentar os desafios emocionais do home office. Baixe o aplicativo Namu no Google Play ou na App Store e experimente uma mudança de hábitos efetiva!

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