fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Gerais »

Gerais

8 dicas para quem busca ser produtivo no home office

Ao contrário do que se imagina, trabalhar em casa não é tão fácil assim. Com inúmeras distrações, o profissional precisa de maior concentração para executar suas atividades, o que acaba consumindo mais energia e interferindo negativamente em sua produtividade. Se você se enxergou nesse contexto, este artigo traz boas notícias. Com algumas atitudes simples é […]
Equipe Namu
30/04/21
Ao contrário do que se imagina, trabalhar em casa não é tão fácil assim. Com inúmeras distrações, o profissional precisa de maior concentração para executar suas atividades, o que acaba consumindo mais energia e interferindo negativamente em sua produtividade. Se você se enxergou nesse contexto, este artigo traz boas notícias. Com algumas atitudes simples é possível aumentar a sua produtividade no home office para ser um profissional de sucesso mesmo trabalhando de casa. Confira!  

Acorde todos os dias no mesmo horário

  Se você é do tipo de pessoa que tem dificuldades de iniciar uma nova rotina, acordar no mesmo horário de quando precisava se deslocar até o escritório é uma excelente dica. Fazendo isso, fica muito mais fácil de o cérebro entender sobre o início do seu expediente de trabalho.  

Não seja engolido pelas tarefas domésticas

  O maior erro de quem deseja ter mais produtividade no home office é acreditar que vai dar conta dos afazeres domésticos e das tarefas do trabalho ao mesmo tempo. Ledo engano.    Tenha em mente que o seu local de trabalho mudou, mas as demandas dele não. Tentar conciliar casa e escritório só vai fazer com que você se atrapalhe, se atrasando para começar o expediente ou terminando-o mais tarde.   A dica aqui é continuar realizando as tarefas domésticas nos mesmos dias e horários de costume. Ou, empregue o tempo gasto no transporte para realizá-las. Se o trajeto da sua casa até o escritório demorava 1 hora, será exatamente esse o tempo que você terá para lavar a louça do café, varrer a casa e colocar as roupas na corda.  

Quer aumentar a sua produtividade no home office? Dedique um dia da semana para cozinhar

  Para otimizar o seu tempo e torná-lo mais produtivo, você pode ainda dedicar apenas um dia da semana para cozinhar. Após o preparo, organize-os em marmitas e congele-as. Assim, quando for a hora do almoço, basta levar a refeição ao freezer ou forno convencional e pronto!    Não tem muita intimidade com a cozinha ou não sabe como congelar os alimentos corretamente? Então conheça as aulas online de alimentação saudável da Namu e tenha mais qualidade de vida comendo melhor.  

Vista-se adequadamente para o trabalho

  Essa, sem dúvida, é outra dica de produtividade no home office que não pode de maneira nenhuma passar despercebida. Assim como acordar no mesmo horário ajuda o cérebro a entender o início do seu expediente, vestir roupas de trabalho também vai contribuir para esse mesmo entendimento.   Se você trabalha de terno e gravata, por exemplo, pode até optar por roupas mais confortáveis. Entretanto, não deve - nunca - trabalhar de pijama.  

Separe um ambiente calmo para o trabalho

  Ademais, não se esqueça de reservar um cantinho bem iluminado, arejado e livre de interferências externas e faça deste lugar o seu escritório em casa. Isso vai ajudar o seu cérebro a reconhecer o seu posto de trabalho, o que certamente vai te deixar mais motivado e vai aumentar a sua produtividade no home office consideravelmente.  

Melhore a sua produtividade no home office com a técnica Pomodoro

  Para quem não sabe, o método Pomodoro é uma técnica de gestão do tempo que consiste em dividir a jornada de trabalho em blocos de 25 minutos, separados por pausas de 5 minutos.   A técnica foi criada na década de 80 por Francesco Cirillo, à época, estudante universitário em busca de mais produtividade. Para aplicar a técnica Pomodoro no seu dia a dia, siga os passos a seguir:  
  • Adquira um cronômetro (atualmente os Smartwatches são boas alternativas);
  • Defina a tarefa que vai executar;
  • Ajuste o seu cronômetro para 25 minutos;
  • Trabalhe totalmente na tarefa até o alarme tocar;
  • Faça uma pausa de 5 minutos (você pode ir ao banheiro, tomar uma água ou café);
  • Caso tenha completado a tarefa anterior, escolha outra para os próximos 25 minutos; caso não tenha terminado, aproveite o próximo bloco para concluir a tarefa;
  • Após concluir cada 4 blocos de 25 minutos, faça uma pausa de 30 minutos.
  Mas, por que a técnica Pomodoro? A ciência explica! De acordo com estudiosos, o nosso cérebro só consegue ficar concentrado por um curto espaço de tempo, que pode variar entre 7 a 18 minutos, dependendo da pessoa.    Nesse sentido, fica claro perceber que a chave da produtividade no home office pode estar justamente nos pequenos intervalos. São eles que vão permitir recarregar as baterias e iniciar um novo ciclo de concentração, o que certamente vai contribuir para ter resultados mais eficazes em menor tempo.  

Pratique ginástica laboral

  Como o próprio nome sugere, a ginástica laboral é um tipo de exercício físico focado em combater doenças ocupacionais. Ela é composta por alongamentos para os membros superiores e inferiores, além de exercícios específicos para a postura e ativação da circulação sanguínea.    Sendo assim, quando praticada regularmente ela melhora a flexibilidade dos músculos, tendões e articulações, evitando Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Além disso, ao melhorar a circulação sanguínea a atividade evita varizes e beneficia o sistema cardiovascular.    E como se já não bastassem todos esses benefícios, a ginástica laboral previne ainda lesões na coluna decorrentes da má postura por ficar sentado o dia inteiro.   A prática não é nova, pois na verdade surgiu na Europa na década de 20. Contudo, com o crescimento das atividades administrativas e legalização do tele trabalho, a ginástica laboral passou a ter lugar de destaque entre as atividades capazes de melhorar a qualidade de vida de vários trabalhadores.    E o melhor disso tudo: seus exercícios podem ser realizados até mesmo durante a sua pausa no expediente de trabalho, o que aumenta ainda mais a sua produtividade no home office.  

Dica bônus de produtividade no home office: pratique yoga e meditação

  Para finalizar, uma dica não menos importante: invista em práticas de relaxamento físico e mental. Tanto o yoga quanto a meditação são atividades milenares que buscam equilibrar corpo e mente por meio de exercícios físicos, técnicas de respiração e concentração. Juntas, elas melhoram o foco, promovem o autoconhecimento, aliviam estresse e ansiedade e vários desconfortos do dia a dia.   Agora que você já conhece algumas dicas para melhorar a sua produtividade no home office, que tal colocá-las em prática o quanto antes? Conheça as aulas online de saúde e bem-estar da Namu e tenha uma vida mais equilibrada onde e quando quiser.    

 

Recomendados
Gerais

Estilo de vida com foco na saúde das crianças

Muito é falado sobre o estilo de vida saudável ...

Gerais

Os 8 principais óleos utilizados na aromaterapia

O uso de óleos na aromaterapia não é novidade. ...