fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Gerais »

Saúde

4 formas práticas de cuidar da saúde

Cuidar da saúde é importante para ter mais qualidade de vida. Felizmente a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. Saiba como
Da redação
20/11/20
Várias são as desculpas para não cuidar da saúde: falta de tempo, de dinheiro, dificuldades de locomoção, não gostar de ambientes de academias ou estúdios. O fato é que toda essa negligência consigo mesmo tem alguns resultados negativos, como por exemplo, obesidade, doenças cardiovasculares, dores musculares, falta de energia para realizar as tarefas diárias e até mesmo estresse, ansiedade e depressão. Portanto, caso alguma das situações citadas anteriormente estejam atrapalhando os seus bons hábitos, use a tecnologia ao seu favor. Como? Atualmente existem vários aplicativos de celular dedicados a cuidar da saúde dos seus usuários de maneira bem intuitiva. Basta preencher algumas características pessoais e objetivos para ter acesso a conteúdos personalizados e desenvolvidos por especialistas. Quer saber como? Então acompanhe o artigo a seguir até o final e confira 4 formas práticas de cuidar da saúde quando e onde estiver.

1. Cuide do corpo e da mente por meio de aplicativos de celular

Graças à tecnologia, hoje em dia é possível cuidar da saúde quando e onde você estiver. Afinal de contas, vários aplicativos oferecem aulas online focadas em equilibrar corpo e mente por meio de exercícios físicos, práticas meditativas e técnicas de respiração.   O yoga e o pilates são apenas algumas dessas práticas, que reúnem técnicas orientais milenares. Além destas, alguns oferecem ainda várias práticas meditativas, com o objetivo de levar o usuário ao autoconhecimento e à paz interior. Mas é claro que além dessas aulas, há também as fitness, voltadas principalmente ao emagrecimento, ganho de massa muscular e condicionamento físico. Quando combinadas, elas regulam os hormônios, combatem várias doenças cardiovasculares e também reduzem os sintomas de estresse e ansiedade.

2. Mas, não se esqueça de manter uma alimentação equilibrada

cuidar da daúde com alimentação
Outra grande vantagem dos aplicativos de celular para cuidar da saúde sem dúvida alguma é poder fazer uma reeducação alimentar com apenas alguns cliques. Muito embora as dietas da moda sejam as alternativas adotadas por algumas pessoas para manter a forma, saiba que de longe elas são as melhores escolhas.
Além de causarem déficit nutricional, as dietas restritivas são as responsáveis pelo efeito sanfona. De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, o efeito sanfona é um grande agravante para problemas como diabetes e doenças cardíacas. A partir dessa constatação fica fácil perceber que o melhor caminho para manter a boa forma é cuidar da alimentação. E a boa notícia é que você também pode fazer isso com a ajuda de aplicativos de celular. Práticos, acessíveis e elaborados em parceria com profissionais especializados, eles oferecem receitas de diversas dietas (vegetarianas, veganas, low carb, intolerantes a glúten e à lactose, por exemplo).   Além disso, você também conta com um contador de calorias, para não comer mais do que deve. E você ainda tem acesso a uma lista de compras de acordo com o seu planejamento de refeições, para garantir os ingredientes necessários para o preparo das receitas.

3. Manter o corpo hidratado também é uma forma de cuidar da saúde

Provavelmente você já deve ter escutado sobre a importância da água para o funcionamento do nosso organismo, não é mesmo? Pois saiba que tal afirmação não é por acaso: 60 % do corpo humano é composto por água. Além de transportar os nutrientes até as células, a água regula a temperatura do corpo, o metabolismo e ajuda a eliminar toxinas por meio da urina e do suor. De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas na fase adulta precisam beber pelo menos 2 litros de água por dia. No entanto, essa recomendação pode variar de acordo com a altura e o peso de cada pessoa. Sendo assim, a regra do “quanto mais, melhor” é uma ótima opção nesse caso. Mas, caso você não tenha o hábito de beber água regularmente, poderá se educar por meio da tecnologia. Isso porque alguns apps de celular também oferecem controle de ingestão de água, para você ir acompanhando quantos litros já tomou e quantos ainda faltam tomar para chegar na quantidade ideal. Para isso, basta apenas preencher as suas informações pessoais como peso e altura no aplicativo e deixar que ele calcule a quantidade de água ideal para si. Depois disso, mantenha por perto uma garrafinha com água para garantir a hidratação.

4. Participe de trilhas e desafios conforme os seus objetivos

Ademais, sair da zona de conforto também é uma ótima forma de cuidar da saúde. Por isso, alguns aplicativos de celular oferecem também trilhas e desafios para você trabalhar corpo, mente e alimentação em conjunto.   As trilhas reúnem atividades físicas e receitas de uma mesma subcategoria e te orientam sobre quantos dias da semana você deve realizar a atividade proposta. Já os desafios são compostos por atividades de categorias diferentes, também baseadas no seu objetivo.   Dessa forma, se você deseja perder peso, poderá receber desafios fitness e de yoga, já que essa atividade milenar também contribui para o emagrecimento e o condicionamento físico. Mas, se o seu objetivo é aliviar o estresse e a ansiedade, poderá receber desafios formados por práticas meditativas, refeições específicas entre outras atividades.   Assim, mesmo que você tenha optado por apenas uma atividade, poderá experimentar outras soluções de igual forma tão importantes para a sua saúde física e mental. Afinal de contas, cuidar da saúde de verdade exige a integração de vários conteúdos capazes de transformar a sua vida por completo.   Mas, onde conseguir um aplicativo tão completo desse jeito? Felizmente, o mercado mobile já possui essa opção, que atende pelo nome de super app Namu. Ele é o único aplicativo do mercado que reúne em um único lugar soluções para o seu corpo, mente e rotina alimentar para que você possa cuidar da saúde de forma muito mais prática e barata.   Gostou? Então conheça as funcionalidades do super app Namu e como elas vão te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e feliz.

Recomendados
Saúde

Conheça 7 alimentos que ajudam na TPM

Ela tem data certa para aparecer e todo mês ela...

Saúde

Os 4 principais motivos que levam ao estresse no home office

Que o home office já é uma realidade para muita...