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Atividades para aliviar os sintomas de ataque de pânico

Falta de ar, taquicardia, sudorese, calafrios, tonturas, náuseas e até mesmo medo de morrer. Todos esses sintomas fazem parte do ataque de pânico, síndrome causada por crises recorrentes de ansiedade aguda e que reduz consideravelmente a qualidade de vida da pessoa. Muito embora sejam recomendados medicamentos antidepressivos e ansiolíticos para aliviar o ataque de pânico, […]
Equipe Namu
01/05/21
Falta de ar, taquicardia, sudorese, calafrios, tonturas, náuseas e até mesmo medo de morrer. Todos esses sintomas fazem parte do ataque de pânico, síndrome causada por crises recorrentes de ansiedade aguda e que reduz consideravelmente a qualidade de vida da pessoa. Muito embora sejam recomendados medicamentos antidepressivos e ansiolíticos para aliviar o ataque de pânico, é possível recorrer a tratamentos naturais para combatê-los e viver bem. Veja a seguir alguns deles.  

Pratique Yoga

  Inegavelmente o yoga é uma das melhores atividades para aliviar o ataque de pânico. Trata-se de uma filosofia milenar oriental que tem como princípios as posturas (Asanas), as técnicas respiratórias (Pranayamas), o relaxamento (Savasana), a alimentação adequada e o pensamento positivo.   As posturas de yoga melhoram o condicionamento físico, a flexibilidade e o alinhamento postural. Já os exercícios respiratórios, regulam os batimentos cardíacos e ajudam a controlar o estresse e a ansiedade, prevenindo as crises.  

Mindfulness para aliviar o ataque de pânico

  Mais conhecido como técnica da atenção plena, o Mindfulness é um tipo de meditação que consiste em trazer a atenção da pessoa para o momento presente. Por isso, a prática, que tem caráter científico e independe de religião ou crenças, é ideal para pessoas que sofrem com ansiedade, estresse e depressão.   Ao fazer a pessoa prestar atenção no que está fazendo (como no ato de escovar os dentes ou almoçar), ela passa a ter controle dos seus pensamentos e emoções, o que afasta distrações, melhora a concentração, reduz o estresse e a ansiedade.   Além disso, o Mindfulness também promove autoconhecimento, consciência corporal e melhora a qualidade do sono.  

Equilibre o corpo e a mente com o Pilates

  Outra atividade que pode te ajudar a aliviar o ataque de pânico é o pilates, método de exercícios físicos desenvolvido por Joseph Pilates na década de 20. Ele é composto por mais de 500 atividades diferentes, todas baseadas nas tradições orientais que pregam a integração do corpo e da mente para conquistar saúde e qualidade de vida.   Só para se ter uma ideia, os exercícios de pilates são combinados com técnicas respiratórias. Assim, na medida em que trabalham o fortalecimento e a flexibilidade dos músculos, também ampliam a capacidade respiratória e a concentração.  

Faça atividades físicas regularmente

  Praticar atividades físicas regularmente oferece benefícios que vão muito além de ter um corpo em boa forma. Durante a realização dos exercícios físicos, o organismo produz substâncias como endorfina, serotonina e dopamina, mais conhecidas como hormônios do bem-estar. Isso, por sua vez, reduz os níveis de estresse e ansiedade no organismo, contribuindo para aliviar o ataque de pânico.   Caminhada, corrida, natação, treino funcional, dança, musculação: não importa a atividade, pois todas elas beneficiam corpo e mente em conjunto. Já quanto ao tempo, o ideal é que você se dedique à atividade escolhida por no mínimo 30 minutos e pelo menos 3 vezes por semana.  

Invista na Aromaterapia

  Outra atividade que promete aliviar o ataque de pânico é a aromaterapia, terapia alternativa que usa os princípios terapêuticos dos óleos essenciais para tratar diversas condições físicas e psicológicas. Tais princípios ativos estimulam áreas específicas do cérebro, reduzindo significativamente o estresse e a ansiedade.   Outra grande vantagem da aromaterapia é que ela pode ser aplicada de diferentes formas, como em massagens, inalação ou em banhos terapêuticos. Em ambas as técnicas, utilizam-se óleos de massagens com propriedades calmantes, ansiolíticas e antidepressivas, tais como:  
  • Lavanda;
  • Cedro;
  • Ylang Ylang;
  • Camomila;
  • Bergamota.
 

Reiki também é um grande aliado para aliviar o ataque de pânico

  Assim como a aromaterapia, o Reiki também é uma terapia alternativa focada em aliviar os sintomas de estresse, de ansiedade e vários outros incômodos do dia a dia. A técnica busca equilibrar os campos de energia do corpo por meio da imposição de mãos, reduzindo as tensões físicas e psicológicas.   Criada no Japão pelo mestre Mikao Usui, o Reiki tem como principal objetivo equilibrar as forças yin (negativa) e yang (positiva) para restabelecer o equilíbrio natural do organismo. De acordo com as tradições e crenças orientais, quando a energia yang é superior à yin, a pessoa corre o risco de desenvolver ansiedade, irritabilidade, hiperatividade e impaciência. Por isso, a cura energética (ou o seu equilíbrio) pode aliviar o ataque de pânico.  

Alivie o estresse e a ansiedade com massagem terapêutica e relaxante

  A massoterapia é uma prática que reúne várias manobras realizadas com as mãos. Quando aplicadas em determinadas áreas do corpo do paciente promovem o relaxamento físico e mental, melhoram a circulação sanguínea, aliviam as dores musculares, o estresse e a ansiedade.   Sendo assim, fica fácil perceber que a massoterapia é mais uma atividade que pode aliviar o ataque de pânico. Além disso, suas técnicas também podem ser combinadas com a aromaterapia para oferecer resultados mais rápidos e eficazes.  

Aprenda a cultivar o seu próprio alimento

  Você sabia que cultivar o próprio alimento é uma verdadeira terapia? Só para você ter uma ideia, o Hospital Infantil Darcy Vargas, em São Paulo, e a Universidade Federal de São Paulo possuem hortas comunitárias. De acordo com as duas instituições, mexer com a terra combate ansiedade e depressão e por isso, a prática é muito recomendada para aliviar o ataque de pânico.   É claro que cultivar o próprio alimento traz ganhos consideráveis contra doenças psicológicas, mas a prática também beneficia o organismo como um todo. Afinal, cultivar o próprio alimento significa ter ingredientes sempre frescos à mesa e livres de agrotóxicos que tanto fazem mal à saúde e ao meio ambiente.  

Baixe o super app Namu para aliviar o ataque de pânico onde você estiver

  Essa é uma atividade para aliviar o ataque de pânico que não leva nem um minuto e pode te acompanhar para onde você for. Trata-se de uma solução tecnológica que reúne em um único lugar vários conteúdos para cuidar do corpo, da mente e da alimentação em conjunto.   Por meio dele, você tem acesso a mais de 240 aulas de atividades físicas, mais de 980 refeições de diversas dietas e mais de 150 meditações guiadas para que você possa relaxar quando, onde quiser e sempre que precisar. Baixe agora e experimente, disponível no Google Play e na App Store.    


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