fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Fitness » Treino Funcional

Fitness

Benefícios do treino Hiit

Treino Hiit, intervalado de alta intensidade, é a nova febre das academias. Entenda os motivos
Da redação
02/03/20

O treino Hiit caiu nas graças de quem tem a vida corrida, mas que mesmo assim deseja se livrar dos quilinhos indesejáveis e/ou ganhar condicionamento físico. Afinal de contas, embora ele seja um exercício de curta duração, é capaz de queimar calorias mesmo após 24h à sua realização e de quebra ainda oferecer diversos outros benefícios à saúde dos seus praticantes.

Quer conhecer os benefícios do treino Hiit e como praticá-lo? Então acompanhe o artigo a seguir!

Treino Hiit: conhecendo a modalidade

O treino HIIT é uma modalidade de atividade física que tem ganhado destaque no mundo fitness. Para quem não sabe, HiiT é uma sigla que que em inglês significa High Intensity Interval Training, ou seja, treino intervalado de alta intensidade em português.

benefícios do treino hiit

Ele é composto por uma sucessão de vários exercícios físicos de alta intensidade alternados entre períodos de descanso, que podem ser ativos ou passivos. No primeiro caso, a pessoa realiza um exercício de menor intensidade como por exemplo, uma caminhada ou uma corrida lenta. Já no segundo caso ela entra em estado de repouso, ou seja, fica literalmente parada.

Com relação ao tempo de duração dos exercícios, estes podem variar entre 30 segundos, 2 minutos ou mais. Tudo depende do condicionamento físico do praticante.

Já quanto ao tempo total do treino Hiit, ele costuma variar entre 20 a 30 minutos. Isso porque conforme pontuamos anteriormente, ele é uma modalidade física de curta duração, porém, de alta intensidade. O objetivo principal do treino é promover a queima de calorias, tanto durante a atividade quanto dentro das 24 horas após a sua realização.

Benefícios do treino Hiit

Além do emagrecimento, o treino intervalado de alta intensidade também proporciona inúmeros outros benefícios aos seus adeptos. Veja a seguir os principais:

Resultados em menos tempo

Para quem não dispõe de muito tempo para praticar atividades físicas, o treino Hiit é a modalidade perfeita. Afinal de contas, o treino é curto e queima muito mais calorias do que a maioria das atividades físicas tradicionais.

Por esse motivo, ele pode ser realizado a qualquer hora do dia, até mesmo na pausa para o almoço ou lanche. Assim, não tem como arrumar desculpas para abandonar de vez o sedentarismo e começar a agir em favor da própria saúde!

Melhora a saúde cardiovascular

Um dos grandes benefícios do treino Hiit é melhorar a circulação sanguínea e acelerar os batimentos cardíacos. Inegavelmente isso melhora a condição respiratória e combate doenças cardiovasculares como hipertensão e AVC, por exemplo.

Queima mais gordura

Em segundo lugar, cabe salientar que o treino intervalado de alta intensidade também proporciona uma queima calórica maior do que a maioria dos exercícios físicos tradicionais. E isso, claro, em bem menos tempo.

Isso acontece principalmente por causa do alto consumo de oxigênio pós-treino. Além disso, o treino Hiit acelera o metabolismo e faz com que a queima de calorias continue por um período de 24 horas após os exercícios.

Previne o diabetes

O treino HIIT faz como que o organismo utilize o açúcar presente no sangue como fonte de energia. Portanto, o treino ajuda a prevenir o diabetes. Dessa forma, ele se torna uma excelente modalidade física para quem está com a glicose elevada subclínica (pré-diabetes) ou para quem já sofre com a doença.

Excelente para quem sofre com hipotireoidismo

Ademais, quem sofre com o hipotireoidismo (condição que deixa o metabolismo mais lento) também pode se beneficiar com o treino Hiit. Afinal, ele otimiza o funcionamento metabólico do organismo, fazendo com que a queima calórica aconteça durante todo o dia.

Desenvolve a massa magra

Da mesma forma que favorece a perda de peso, o treino Hiit possibilita a construção da massa magra. Isso é possível porque o treino também estimula o hormônio do crescimento, fazendo com que adultos ganhem mais massa muscular.

Pode ser praticado em casa

Embora seja altamente recomendado ser acompanhado por um educador físico, o treino Hiit não requer equipamentos específicos, ao contrário da musculação tradicional. Isso significa que é possível praticá-lo em casa e economizar um dinheirinho com academias.

Exercícios utilizados durante o treino Hiit

  • Corrida na cama elástica;
  • Agachamento;
  • Flexões;
  • Pular corda;
  • Polichinelos;
  • Burpees;
  • Musculação.

Como fazer o treino Hiit em casa?

Sim, é possível realizar o treino intervalado de alta intensidade em casa! Afinal, não é preciso ter nenhum equipamento de academia. Ou seja, basta disposição, uma roupa confortável, um tênis de boa qualidade e um relógio do tipo cronômetro para marcar o tempo dos exercícios e começar a treinar.

De fato, você compreenderá que apenas usando o peso do próprio corpo é possível conquistar a boa forma e melhor qualidade de vida. Quer saber como? Então veja a seguir alguns exercícios do treino Hiit que podem ser praticados em casa, sem nenhuma dificuldade:

Polichinelo

O polichinelo é um dos exercícios físicos mais populares que existe. De fácil execução, o exercício aeróbico consiste em realizar saltos abrindo as pernas e elevando os braços acima da cabeça. No caso do treino Hiit, essa atividade deve ser feita sem interrupções por 30 segundos. Após esse tempo, você deve descansar em pé (ficar parado) por 10 segundos.

 

Agachamento

Exercício físico ideal para fortalecer os músculos das pernas e glúteos, o agachamento é o queridinho das mulheres. Ele consiste em reproduzir o movimento de sentar/levantar, onde no movimento de descida as pernas devem formar um ângulo de 90 graus.

Da mesma forma que o exercício anterior, ele deve ser realizado direto por 30 segundos. Após esse tempo, descanse por 10 segundos.

Prancha isométrica

Já a prancha isométrica é um ótimo exercício para trabalhar o abdômen. Para praticá-la, você deve deitar-se no chão de bruços e elevar o corpo até que ele mantenha uma linha reta. Para obter resultados eficazes, não se esqueça de contrair bem o abdômen enquanto realiza o exercício. 

 

Fique nessa posição por 30 segundos e semelhantemente aos demais exercícios, descanse por 10 segundos.

Agora que você já sabe quais são os principais benefícios do treino hiit e como praticá-lo em casa, vai adorar conhecer os cursos online fitness do NAMU. Com a finalidade de promover o emagrecimento, o ganho muscular e o bem-estar, nosso cursos foram criados especialmente para você, que mesmo com a vida tão corrida, não abre mão da saúde!

Melhore a sua qualidade de vida com os cursos do NAMU. Além disso, inscreva-se em nosso portal para receber novidades sobre alimentação, estética, sustentabilidade e, sobretudo, saúde!

 

Recomendados
Fitness

Home Office: 6 exercícios para alongar durante o expediente

Aplicativo fitness oferece exercícios de alonga...

Meditação

5 exercícios para relaxar no home office

O super aplicativo app Namu possui mais de 240 ...