fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Fitness » Gerais » Treino Funcional

Gerais

7 questões que você deve perguntar antes de comprar um curso

Qual a melhor maneira de buscar qualificação profissional em um tema específico? Se você respondeu fazendo um curso na área, não está errado. Mas, você sabe o que considerar antes de comprar um curso? Se você fizer uma busca na internet por  aulas online de yoga ou cursos de alimentação saudável, por exemplo, certamente irá […]
Equipe Namu
21/03/21
Qual a melhor maneira de buscar qualificação profissional em um tema específico? Se você respondeu fazendo um curso na área, não está errado. Mas, você sabe o que considerar antes de comprar um curso? Se você fizer uma busca na internet por  aulas online de yoga ou cursos de alimentação saudável, por exemplo, certamente irá se deparar com várias opções de cursos para escolher. O  ideal, nesse caso, é comparar o custo-benefício de cada um antes de fazer a sua inscrição. Embora eles sejam parecidos, acredite, não são. Ao tomar uma atitude precipitada se inscrevendo no primeiro curso que aparece, você corre o risco de se decepcionar com as aulas logo no início delas. Seja por falta de professores especializados, seja por causa de um plano de aulas mal elaborado, você acaba percebendo que o curso não é exatamente o que você buscava. Mas como evitar comprar um curso que não vai agregar valor ao meu dia a dia? Se essa é a sua pergunta, acompanhe o artigo a seguir. Nele, você vai conhecer 7 questões que deve abordar antes de se matricular em um curso, principalmente online. Confira!  

O curso é para iniciantes?

  Se você nunca teve nenhum contato com o assunto abordado durante as aulas, o recomendado é que o curso seja voltado para o público iniciante. Com essa observação, você vai aprender desde o início tudo o que precisa saber para realizar as aulas sem nenhuma dificuldade. Aulas online de yoga para iniciantes, por exemplo, te ensinam as técnicas básicas para que você possa realizar os movimentos da prática com total segurança. Já o pilates para quem nunca praticou envolve exercícios de fácil execução, que promovem o alinhamento postural e o bem-estar.  No caso do curso de massoterapia, antes de conhecer as principais manobras da massagem terapêutica e/ou relaxante, você aprende sobre anatomia, sistemas, energia e tudo o que é preciso para aplicar as técnicas em outras pessoas. Por isso, antes de comprar um curso sempre avalie o seu nível de conhecimento no assunto abordado durante as aulas. Se vai ser o seu primeiro contato com o tema,opte por aulas para iniciantes. Conforme for aprimorando os seus conhecimentos, busque por conteúdos mais avançados.  

Qual modalidade do curso?

  Outra pergunta que você deve se fazer antes de comprar um curso é sobre a modalidade de ensino dele. As aulas serão presenciais, online ou híbridas (uma junção das duas primeiras modalidades)? Os cursos presenciais são interessantes para aqueles alunos que têm mais disponibilidade de horário. Afinal de contas, eles têm horários e dias específicos e você precisa se encaixar na agenda deles.  Já as aulas híbridas são ideais para quem gosta de estudar em casa, mas não quer abrir mão de socializar com os amigos de turma. A depender do curso escolhido, você escolhe um ou dois dias na semana para frequentar as aulas presenciais. O restante, você faz no conforto do seu lar. Em contrapartida, a modalidade de ensino EAD (a distância - 100% online e em vídeo) deve ser considerada caso a sua rotina seja corrida. Com aulas online, você estuda onde quiser, fazendo, inclusive, os seus próprios horários. Além disso, com as aulas online você também aprende no seu próprio ritmo, podendo assistir às aulas quantas vezes forem necessárias até assimilar a matéria. Ainda, recebe um material complementar digital para aprofundar ainda mais os seus conhecimentos.  

Qual a duração?

  A duração é outro ponto a considerar antes de comprar um curso, pois você terá que se planejar para acompanhar as aulas. Ainda que o curso online te entregue flexibilidade, você deverá separar alguns minutos por dia para se dedicar aos estudos.  Caso a sua agenda não permita estudar todos os dias, opte por cursos online que te ofereçam acesso aos conteúdos por longo tempo. Assim, o seu dinheiro não será investido em algo que não consiga utilizar.  

Antes de comprar um curso, compare os planos de aula

  Conforme mencionamos no início desse artigo, cursos online podem até parecer iguais, mas não são por isso, o melhor caminho para garantir o conhecimento necessário para a prática de qualquer atividade é comparar os planos de aulas das opções encontradas. Quantos módulos tem o curso? Qual a carga horária total do curso? Qual é a duração de cada aula? O que vou aprender em cada uma delas? Há pré-requisitos? Com essas perguntas, você consegue saber se o curso escolhido é ou não o que você está buscando para o seu bem-estar ou para a sua vida profissional.  

Quais são seus objetivos e expectativas com relação ao curso?

  Outro detalhe que te ajuda a evitar frustrações e jogar dinheiro fora é analisar quais são os seus objetivos ao adquirir um curso. Você quer se profissionalizar para ter uma renda extra no mês? Ou quer apenas adquirir conhecimento pessoal? Atualmente existem vários cursos online que te ensinam as melhores práticas do mercado para que você abra seu próprio negócio.  Se quiser conquistar a sua independência financeira vendendo comida saudável, por exemplo, poderá contar com cursos de marmitas saudáveis ou sobremesas veganas. Além desses, há ainda oportunidades com a culinária japonesa ou no mercado de cosméticos veganos, que a cada dia conquista mais adeptos no Brasil. Em ambos os casos, você não somente aprende receitas exclusivas, mas também técnicas de manuseio dos produtos, de embalagem e de comercialização deles. Ainda, aprende a precificar os seus produtos, para garantir uma ótima margem de lucro no seu negócio.

Antes de comprar um curso, não se esqueça de verificar se ele é ministrado por profissionais especializados

  Depois de ter avaliado as questões acima, não se esqueça de analisar se o curso é oferecido por profissionais especializados, afinal, como aprender algo de maneira correta e segura sem esse cuidado?  Tenha em mente que instrutores/professores especialistas em suas áreas do saber falam com mais propriedade sobre um determinado assunto. E isso, por sua vez, se converte em conhecimento para o seu dia a dia.  

Qual o custo total do investimento?

  De fato, responder a essa pergunta não é algo tão simples. Até mesmo porque o valor de um determinado curso pode variar, em função da área escolhida, do conteúdo oferecido e do professor que vai ministrar. Contudo, antes de comprar um curso tenha em mente que aulas online custam até 10 vezes menos do que as presenciais. Além disso, com essa modalidade você também não tem taxa de matrícula, custos com transportes e alimentação. Ademais, também não paga pelo material complementar, pois ele já está incluso no valor do curso. E agora que você já sabe quais são as perguntas que se deve fazer antes de comprar um curso, que tal conhecer conteúdos que vão agregar valor ao seu dia a dia? Na Namu, a melhor plataforma de saúde e bem-estar da atualidade, você tem acesso aos melhores cursos online para transformar a sua vida por completo. Confira!  


Recomendados
Gerais

Guia para quem busca definir abdômen em casa

Se a busca pelo corpo ideal faz parte da sua ro...

Gerais

Decorando um ambiente para a prática de atividades físicas

Ter uma academia em casa é o sonho de muitas pe...