fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Fitness » Gerais » Treino Funcional

Gerais

Decorando um ambiente para a prática de atividades físicas

Ter uma academia em casa é o sonho de muitas pessoas. De fato, poder cuidar da saúde física e mental sem ter que se deslocar até uma academia ou estúdio é uma excelente ideia. O que ninguém explica é que ela vem acompanhada de alguns desafios, como por exemplo, acertar no espaço e nos acessórios […]
Equipe Namu
20/03/21
Ter uma academia em casa é o sonho de muitas pessoas. De fato, poder cuidar da saúde física e mental sem ter que se deslocar até uma academia ou estúdio é uma excelente ideia. O que ninguém explica é que ela vem acompanhada de alguns desafios, como por exemplo, acertar no espaço e nos acessórios necessários, bem como na decoração de ambiente.   Se você compartilha das mesmas dúvidas, a nossa recomendação é que leia este artigo até o final. Ele traz dicas importantes para que você possa montar um ambiente adequado para a prática de atividades físicas no seu lar. Acompanhe!  

Escolha as cores certas

  De acordo com a psicologia das cores, as cores muito dizem a respeito da personalidade de uma pessoa. Além disso, são capazes de influenciar nossas emoções e ações. Por isso, escolher a cor adequada para a sua academia em casa pode contribuir positivamente para o seu desempenho durante os treinos.   Para isso, no entanto, é preciso contar com uma cor adequada para a atividade física escolhida. O yoga e a meditação, por exemplo, requerem ambientes mais tranquilos para que o praticante possa alcançar o estado de relaxamento profundo. Nesses casos, cores como violeta, azul e verde-claro podem ser boas pedidas.   Já atividades de maior intensidade como musculação, treino funcional e HIIT combinam bem com cores mais estimulantes, como o laranja e o amarelo.   

O cuidado com o piso

  Além da cor ideal, outro detalhe que não pode passar despercebido em uma decoração de ambiente voltada para a prática de atividades físicas é a adaptação do piso para amortecer impactos. Para isso, você pode optar por pisos laminados ou tatames de EVA.    Ambas as soluções irão amortecer o impacto do corpo com o chão na hora da realização dos exercícios, tornando o seu treino mais confortável e seguro. E dependendo da opção escolhida, você nem precisa retirar após o treino.   Contudo, caso não possa investir em um piso no momento, existem soluções individuais mais baratas, como os colchonetes e os tapetes de yoga. Eles podem ser encontrados com facilidade em lojas físicas e online de materiais esportivos e possuem uma grande vantagem: você pode levá-los para onde quiser.  

Decoração de ambiente com espelhos

  Não, você não precisa de uma parede inteira de espelhos, mas saiba que o acessório é importante para toda e qualquer prática de atividade física. Não é à toa que eles estão presentes em academias de ginástica e estúdios de dança. Eles evitam a incorreta realização dos exercícios, evitando, inclusive, erros de posturas dos alunos.   Portanto, reserve um lugar especial na sua parede para um espelho que te permita se enxergar de corpo inteiro. Você vai se sentir mais seguro e confiante durante o treino e ainda vai poder cuidar do visual.  

Equipamentos e acessórios necessários

  É claro que na hora de pensar em uma decoração de ambiente para treinar é impossível não considerar os equipamentos e acessórios necessários. Embora eles possam variar de acordo com a atividade escolhida, eles potencializam os resultados do seu treino. Por isso, são fundamentais tanto em casa quanto nas academias.   Caso não tenha muito espaço para incluir uma bicicleta, equipamentos de musculação ou esteira elétrica, o ideal é optar por atividades solo, como yoga, pilates online e treino funcional. Ambas as atividades podem ser praticadas por meio de aplicativos de celular e usam o próprio peso do corpo do aluno na realização dos exercícios.   Nesses casos, os únicos acessórios indispensáveis são o colchonete, uma garrafinha d’água para manter a hidratação, halteres e caneleiras para trabalhar músculos superiores e inferiores.    Ministradas por profissionais especializados, durante essas aulas você também aprende a substituir esses acessórios por itens que já tem em casa sem comprometer a qualidade do seu treino.  

Decoração de ambiente: quadros decorativos e plantas também ajudam a embelezar a sua academia particular

  Ademais, você também pode investir em acessórios decorativos, como quadros para paredes, plantas e luminárias, por exemplo. Outro item que te ajuda a embelezar o ambiente são os adesivos de parede. Práticos e fáceis de instalar, eles ainda te mantêm motivado por meio de frases inspiradoras.    Além desses itens, você também pode tornar a sua decoração de ambiente mais funcional com o uso de luminárias. A depender da atividade, você pode apostar em lâmpadas quentes (amarelas) ou frias (brancas).   A primeira opção torna os ambientes mais aconchegantes e propícios para práticas de relaxamento, como o yoga e a meditação. Enquanto isso, as lâmpadas brancas são ideais para atividades que exijam mais atenção aos movimentos, como o pilates e a musculação.  

Uso de prateleiras

  E não se esqueça de manter tudo organizado após a sua sessão de treino em casa. Para isso, você pode adquirir prateleiras específicas ou, adaptar as que você já tem para guardar halteres, anilhas, caneleiras e vários outros acessórios.   Aqui vale uma dica: invista em prateleiras de qualidade, já que alguns acessórios podem ser pesados.  

Não esqueça a ventilação

  Por fim, a nossa última dica de decoração de ambiente refere-se à ventilação da sua academia em casa. Procure montar o seu espaço em um local provido de ventilação natural, ou seja, que tenha portas e janelas amplas. Contudo, caso isso não seja possível, considere instalar um ar-condicionado no ambiente.    Logo depois de ter acompanhado as melhores dicas de decoração de ambiente para a sua academia particular, é hora de saber como praticar exercícios físicos com a ajuda da tecnologia. Nesse sentido, conte com o super app Namu para cuidar da sua saúde física e mental onde estiver e quando quiser.   Ele reúne em um só lugar várias aulas online de atividades físicas, de práticas meditativas e receitas de várias dietas, incluindo alimentação para quem pratica exercícios físicos. Além disso, ainda oferece um contador de calorias, controle de ingestão de água e fóruns de discussão para que você possa compartilhar experiências com outros usuários do aplicativo.    Em outras palavras, ele te permite cuidar do corpo, da mente e da alimentação em conjunto, para uma mudança de hábitos efetiva. E como se já não bastassem todas essas vantagens, com esse super aplicativo de saúde e bem-estar você tem ainda acesso a todos os cursos online da plataforma Namu. Aproveite!  


Recomendados
Gerais

Guia para quem busca definir abdômen em casa

Se a busca pelo corpo ideal faz parte da sua ro...

Gerais

7 questões que você deve perguntar antes de comprar um curso

Qual a melhor maneira de buscar qualificação pr...