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O tempo certo para quem treina em casa

Treinar em casa é uma alternativa bem interessante para emagrecer, ganhar músculos, condicionamento físico e aliviar o estresse e a ansiedade. Afinal, nessa modalidade você não precisa se deslocar até uma academia ou estúdio, pode treinar no tempo disponível e com muita economia. Mas, qual é o tempo de treino necessário para gerar bons resultados? […]
Equipe Namu
08/04/21
Treinar em casa é uma alternativa bem interessante para emagrecer, ganhar músculos, condicionamento físico e aliviar o estresse e a ansiedade. Afinal, nessa modalidade você não precisa se deslocar até uma academia ou estúdio, pode treinar no tempo disponível e com muita economia. Mas, qual é o tempo de treino necessário para gerar bons resultados?   Se você também tem essa dúvida, saiba que não é o único. Aliás, essa é uma pergunta muito comum entre todos aqueles que optam por cuidar da saúde física e mental sem sair de casa. O fato é que para ter resultados em sua rotina de treino, disciplina e uma boa estratégia de atividades físicas são mais importantes do que o tempo de treino em si.    Até mesmo porque, de nada adianta investir duas horas em uma atividade mal feita ou a semana inteira em um único exercício. Para alcançar os objetivos que você almeja, é preciso diversificar os exercícios, além de criar uma rotina para praticá-los. Quer saber como fazer isso? Então confira a seguir as dicas que a Namu preparou especialmente para você.  

A preparação

  Não é porque está treinando em casa que vai se vestir de qualquer jeito, viu? Para praticar qualquer exercício físico é necessário vestir-se adequadamente. Isso inclui usar roupas confortáveis, que não limitem a realização dos movimentos, que facilitem a transpiração e um bom tênis no pé.   Além disso, a escolha do ambiente adequado também é de fundamental importância e pode influenciar - positiva ou negativamente - em seu tempo de treino. Atividades como yoga e meditação, por exemplo, exigem ambientes mais tranquilos para favorecer a concentração. Em contrapartida, atividades como musculação, treino funcional, dança entre vários outros precisam de ambientes mais estimulantes. Não se esqueça de que em ambos os casos, a música ambiente é essencial.   Ainda sobre a preparação,  lembre-se de garantir um bom tapete ou colchonete de yoga para realizar os exercícios. Eles amortecem o impacto do corpo com o chão, tornam as atividades mais confortáveis e previnem lesões.    E também não se esqueça de manter por perto uma garrafinha d’água para se hidratar durante e após as sessões de exercícios. Fazendo isso, você vai otimizar o seu tempo de treino, pois não vai precisar ficar parando toda hora, seja por desconforto físico ou por sede.   Outra etapa que não deve ser negligenciada é o alongamento. Como o próprio nome sugere, ele alonga os músculos do corpo, preparando-os para a sequência de exercícios que está por vir. Só para se ter uma ideia, entre 5 e 10 minutos de alongamento antes dos treinos são suficientes para:  
  • Melhorar a flexibilidade;
  • Promover o alinhamento postural;
  • Evitar cãibras e lesões musculares;
  • Oferecer mais amplitude nos movimentos;
  • Relaxar o corpo e a mente.
 

O tempo de treino certo para cada objetivo

  Ao contrário do que se imagina, o tempo de treino em casa não precisa ser superior ao da academia para dar resultados. Até mesmo porque em um ambiente compartilhado, um único educador físico divide a atenção para vários alunos. Isso significa que você paga, em média, por uma hora de aula, mas só usufrui cerca de 50% a 60% dela.   Essa, inclusive, é uma das grandes vantagens das aulas online para cuidar da saúde. Por meio delas, você não precisa esperar pelo rendimento do colega ao lado para prosseguir na atividade. Pelo contrário! Basta soltar o play e fazer os exercícios em seu próprio ritmo. E tem mais: você pode refazer uma mesma atividade quantas vezes quiser até se sentir seguro nela.   Mas então, qual é o tempo de treino para quem se exercita em casa? De acordo com especialistas, esse tempo pode variar de pessoa para pessoa, assim como conforme o objetivo.  
  • Abandonar o sedentarismo e ter bem-estar físico e mental: 30 minutos de atividades físicas moderadas como caminhadas, pilates, yoga e alongamento três vezes por semana;
  • Emagrecer: de 30 a 40 minutos de atividades aeróbicas como treino HIIT, pular corda, dançar e treino funcional  de 3 a 7 dias por semana;
  • Ganhar massa muscular: de 40 a 60 minutos de exercícios anaeróbicos de 5 a 7 dias por semana.
 

A importância de uma alimentação equilibrada

  Cabe ainda ressaltar que para alcançar os resultados esperados no tempo de treino certo para cada atividade, é preciso cuidar da alimentação. Graças aos cursos online, você pode aprender diversas receitas de dietas elaboradas por profissionais especializados. Dieta Low Carb (para quem deseja emagrecer), cardápio equilibrado para atletas e praticantes de atividades físicas e massas sem glúten são apenas algumas delas.    Aprender a se alimentar adequadamente e a preparar as suas próprias refeições à base de ingredientes naturais é a melhor maneira de potencializar os resultados dos seus treinos. Por meio de alimentos nutritivos, saborosos e saudáveis, você melhora o seu desempenho durante a realização dos exercícios.    Como resultado, você tem uma perda de peso e/ou ganho de massa muscular efetivos. Ainda, evita várias doenças, como colesterol alto, hipertensão, AVC e diabetes tipo 2.  

Tempo de treino e os benefícios das aulas online

  Conforme pontuamos anteriormente, os benefícios de treinar em casa incluem não gastar tempo com deslocamentos até a academia, não ter que pagar mensalidades caras e ainda poder treinar onde e quando quiser.   Mas além disso, as aulas online para cuidar da saúde física e mental também são elaboradas por professores altamente capacitados. Isso, por sua vez, inclui a definição do tempo de treino ideal para cada aula. Dessa forma, você não vai precisar se preocupar se está treinando mais ou menos do que deve: basta dar o play no vídeo e seguir as instruções oferecidas que certamente alcançará os resultados desejados.   Gostou de conhecer o tempo de treino certo para cada objetivo? Então vai adorar conhecer as aulas online fitness da Namu. Por meio delas, você vai poder cuidar de si mesmo sem precisar frequentar academias e em horários flexíveis que cabem na sua rotina! Confira!    


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