Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

Feng shui para decorar o banheiro

Ideias simples revitalizam o cômodo e melhoram um dos espaços mais importantes para a saúde da residência

Christine Warner Hawks / Flickr: Bathroom / CC BY 2.0

As flores em vasos trazem a estabilidade do elemento terra, que é muito útil para o equilíbrio desses ambientes

Os cômodos de uma casa têm significado e importância, principalmente os banheiros e os lavabos, muitas vezes considerados como os vilões. Isso ocorre em razão pela presença da água, sua movimentação nos encanamentos e escoamento (simbólico) da energia pelos ralos.

De acordo com o feng shui, o elemento água representa finanças e emoções. Por isso, é importante cuidar bem da manutenção dos banheiros e lavabos.Evitar vazamentos e infiltrações ajuda a diminuir perdas financeiras e desequilíbrios emocionais para quem acredita nessa prática chinesa.

Decoração de banheiros e lavabos

FlorOs decoradores que utilizam o feng shui defendem que o banheiro é um local de privacidade, higiene, purificação e renovação de energias. Uma ordenação física e psíquica envolve emoções e pensamentos que podem ficar armazenados na energia desse local. Uma limpeza com óleo essencial de eucalipto misturado com água ajuda a remover as forças negativas e os pensamentos obsessivos.

É sempre bom caprichar na decoração dos banheiros e lavabos, já que estão relacionados com aspectos importantes de prosperidade. As seguintes dicas e cuidados especiais são infalíveis para equilibrar e melhorar esses locais:

  • Prefira acessórios prateados ou dourados e espelhos amplos;
  • Mantenha as portas fechadas e as tampas dos vasos sanitários sempre abaixadas;
  • Aromatize o local com velas de eucalipto, hortelã, lavanda ou limão;
  • Escolha ralos com dispositivo de fechamento ou coloque um tapete sobre eles.
  • Disponha cristais de quartzo ou druzas com cores de terra ou amarelos;
  • Decore com acessórios, como toalhas e tapetes, na cor amarela;

Cuidados especiais

  • Quarto e banheiro: não encoste a cabeceira da cama na parede que faz divisa com o banheiro. Se não puder evitar essa posição, inclua a cor amarela na parede do quarto e coloque uma planta em vaso com terra no banheiro;
  • Banheiro no final de um longo corredor: decore com um espelho na porta do banheiro do lado de fora para refletir o corredor.
  • Banheiro ou lavabo perto da entrada da casa: coloque um cristal multifacetado do lado de fora pendurado no batente da porta.
  • Plantas em vasos com terra: trazem a energia de estabilidade do elemento terra, que é muito útil para o equilíbrio desses ambientes. Lembre-se de escolher espécies resistentes ao vapor e à falta de luz natural, condições muito comuns nesses locais. As espécies mais indicadas são: lírio da paz, violeta, zamioculca, asplênio, dinheiro-em-penca e miniespada-de-são-jorge.

Foto 2: Phil Gradwell / Flickr / CC BY 2.0