Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

Saudação ao Sol e o respeito nas posturas de yoga

O surya namaskar aumenta a flexibilidade e a força, assim como equilibra o corpo e a mente

StockSnap / Pixabay / CC0 Creative Commons

O surya namaskar A é a primeira saudação ao Sol ensinada por Fernanda Cunha no seu curso de vinyasa yoga

As práticas de yoga têm uma maneira profunda, referenciosa e consciênte de trabalhar o corpo. Na verdade, a yoga é uma filosofia que trabalha tanto a estrutura física quanto a mente e prega comportamentos que vão muito além do tapetinho.

A plataforma NAMU Cursos apresenta uma série de cursos de yoga com professores renomados, que trazem ensinamentos de práticas completas de diferentes modalidades da yoga.

A vinyasa yoga

No curso Vinyasa yoga e a evolução do corpo e da mente com a professora Fernanda Cunha são explorados movimentos básicos para a prática de vinyasa, um dos estilos mais populares de yoga do mundo.

A prática de vinyasa é bastante dinâmica. Cunha explica que isso não quer dizer que você deve se apressar de uma postura para outra, mas que deve manter o movimento a partir do ritmo da respiração.

Os surya namaskar

Além do vigor, outro aspecto muito interessante desse curso de vinyasa é o surya namaskar, expressão em sânscrito que traduzida significa saudação ao Sol, uma sequência de ásanas de cumprimento. “É saudar o luminoso que existe fora, o Sol que remove a escuridão, e esse luminoso que existe dentro de nós. É a nossa capacidade de nos enxergar além da mente, além das limitações do corpo, contatar a nossa essência”, explica a professora.

Durante as nove aulas, ela mostra cinco tipos de saudação ao Sol: surya namaskar A; surya namaskar B; saudação ao Sol modificada; saudação ao Sol criativa com ekapadas crescentes e a postura do guerreiro; saudação ao sol criativa com as poses virabhadrasana 2, parsvakonasana e trikonasana, posturas de equilíbrio padangusthasana; e saudação ao Sol criativa guerreiro humilde.

A importância da respiração

Em todas essas variações existem aspectos comuns. Um deles é a ligação do fluxo respiratório e dos movimentos, típica da vinyasa. Expiração junto a uma pose, inalação ligado à outra e por aí vai, como propõe a respiração ujjayi, uma forma de respirar lenta, fluida e profunda, conhecida como respiração vitoriosa.

Para Cunha, o ato de inalar e expirar é o que auxilia na ligação da mente com o corpo, conexão essencial na prática de yoga. A professora explica que a fluidez da saudação ao Sol, por se tratar de uma sequência que liga uma postura a outra por meio da respiração, aumenta a circulação e o próprio ritmo da respiração. Isso contribui para voltar a atenção para o agora, trazer mais consciência para o cotidiano e deixar as pessoas mais preparadas para os desafios da vida.

Para ela, o trabalho de um praticante de yoga é manter o ritmo respiratório o mais lento e profundo possível. “Que a respiração seja um lembrete de andar no momento presente e a possibilidades de honrar o nosso potencial luminoso”, profere a professora.

Benefícios para o corpo

No quesito melhorias físicas, o surya namaskar contribui para aperfeiçoar a flexibilidade e a força. Para que esses ganhos sejam efetivos, é importante se lembrar de abrir o peito, manter os ombros afastados das orelhas e os pés afundados no chão. Dessa forma, mantêm-se o alinhamento necessário para se conseguir a estabilidade na postura.

Em todas as saudações ao Sol mostradas no curso, a professora apresenta possibilidades de modificação para que cada aluno encontre o seu limite e seu tempo de respiração na prática.

A cada tipo de surya namaskar os movimentos vão ficando mais desafiadores, complexos e dinâmicas. Essa progressão vai exigindo consciência para manter a fluidez e o conforto das posturas, e uma respiração mais firme, com a atenção na tendência que temos de encurtá-la para reduzir os movimentos.

“No começo é comum se perder: não saber se deve respirar ou se mover. Mas com o tempo o corpo vai se adaptando a essa nova forma deslocamento e alinhamento, assim a respiração acontece naturalmente”, encoraja Cunha.

A sequência de posturas do surya namaskar A começa em tadasana, nome em sânscrito para a postura em que o praticante mantém o corpo firme, estável e ereto. É um preparatório para os próximos ásanas e consiste em trazer consciência para as pernas.

Empurre os quatro cantos dos pés contra o chão - "bola" do "dedão", "bola" do "dedinho", cancanhar interno e calcanhar externo -, afaste os dedos dos pés, eleve e junte as coxas, posicione os ísquios na direção do chão, deixe o abdomem bem colocado, alinhe a pelve, relaxe os ombros longe das orelhas e abra espaço entre os ombros para fazer o que Fernanda chama de "sorriso na clavícula";
Inale e leve as palmas para cima;
Exale, leve as mãos em direção ao chão e dobre em uttanasana. Relaxe os joelhos e os ombros, posicione os ísquios na direção do teto, olhe entre as pernas e traga o peso do corpo para as "bolas" dos pés;
Inale, olhe a frente e deixe a coluna côncava e estendida. Deixe a ponta dos dedos no chão mas, se precisar, pode colocá-las nas canelas;
Exale, caminhe os pés para trás, passe pela posição do cachorro olhando para baixo, inale, faça a prancha, coloce os joelhos no chão e flexione os braços para trás enquando desce na exalação;
Inale, empurre o topo dos pés e das cochas para trás, eleve um pouco os joelhos do chão e relaxe os ombros longe das orelhas;
Exale, fazendo o caminho de volta. Essa posição é conhecida como cachorro olhando para baixo e em sânscrito tem o nome de adho mukha svanasana. Ela dura um pouco mais que as outras;
Olhe a frente, inale, coloque os pés entre as mãos e abra o peito;
Exale, uttanasana e posicione o topo da cabeça na direção do chão;
Inale, empurre os pés para baixo e eleve os braços;
Exale, posicione as palmas na direção do peito e depois ao lado do corpo.

Para conhecer mais sobre o curso Vinyasa yoga e a evolução do corpo e da mente com a professora Fernanda Cunha clique aqui:

Fotos: Cintia Pimentel


Veja também:
Curso de vinyasa yoga e a evolução do corpo e da mente
Curso de hatha vinyasa yoga e a meditação em movimento
Curso de vinyasa yoga e os chacras com Kathy Lobos